Rugas: o que fazer com elas?

Algumas têm nomes engraçados, mas há quem não lhes ache piada nenhuma. Quando os pés-de-galinha começam a pôr as garras de fora ou quando o bigode chinês se torna mais vincado, aumentam as pesquisas na internet e a marcação de consultas de dermatologia. Tudo para acabar com elas.

As rugas são para homens e mulheres os primeiros sinais de velhice. Mesmo que o seu surgimento seja esperado – envelhecer é natural, saber envelhecer é saudável -, há quem faça de tudo para retardar as consequências do passar dos anos. Entre bons hábitos de alimentação e descanso, há outro item na lista para quem procura alternativas a tratamentos mais invasivos e dispendiosos como botox, peeling, lifting: os cremes antirrugas.

Porém, deve-se ter em atenção que não existem duas peles iguais. “Não há uma idade específica a partir da qual exista indicação formal para iniciar a utilização de cremes antirrugas. O fundamental é a prevenção do envelhecimento cutâneo e, para isso, a utilização de protetores solares é insubstituível”, esclarece Vasco Coelho Macias, dermatologista e venereologista na Clínica Ibérico Nogueira, em Lisboa.

“Os cremes à base de água, além de hidratarem a pele, possuem texturas mais fluidas e agradáveis. Logo, são mais fáceis de espalhar do que os óleos e, por isso, mais adaptados às peles oleosas”
Vasco Coelho Macias
Dermatologista

O especialista aconselha produtos com fator de proteção igual ou superior a 30, com boa cobertura para os UVA e UVB. “Quanto mais precoce, frequente e correta for a sua utilização, mais tarde surgirão os primeiros sinais de fotoenvelhecimento e mais tarde poderá ser introduzido o antirrugas.”

Os primeiros sinais de envelhecimento surgem pelos 30 anos. Uma alimentação deficiente ou o consumo de álcool e tabaco podem antecipá-los, assegura o médico. As peles mais claras tendem a sofrer alterações mais cedo.

Os homens, habitualmente com pele mais escura, têm maior quantidade de fibras de colagénio e de glândulas sebáceas. “Os pelos faciais e a maior espessura da pele fazem com que ela esteja mais protegida da radiação UV e, portanto, envelheça mais lentamente.” Por isso, o especialista defende que os produtos dirigidos aos homens “devem ter em conta estas diferenças”. Ou seja, “texturas mais fluidas e com menos gordura”.

Outro fator de relevo é a água. A hidratação cutânea é importante para que a pele desempenhe as suas funções e para a sua aparência. Vasco Coelho Macias reforça que “os cremes à base de água, além de hidratarem a pele, possuem texturas mais fluidas e agradáveis. Logo, são mais fáceis de espalhar do que os óleos e, por isso, mais adaptados às peles oleosas”. Destaques? Os produtos que têm por base águas termais, ricas em minerais.

Dependendo dos ingredientes, um creme pode ser “preferencialmente aplicado de manhã ou à noite”. Por exemplo, “produtos com fotoproteção ou ação antioxidante devem ser postos de manhã, porque a sua principal função é combater os efeitos deletérios da exposição solar”. A aplicação à noite não será eficaz. “Já produtos à base de retinoides ou alfa-hidroxiácidos, por poderem deixar a pele mais sensível ao sol, devem ser aplicados à noite”, conclui.