Refeições de conforto para o Inverno

Por Ana Bravo
Nutricionista, autora e blogger (Nutrição com Coração)

Feijão manteiga com abóbora e cenoura (duas receitas)

1. Lavei bem os legumes
2. Deitei o azeite num tacho que levei ao lume (brando)
3. Coloquei a cebola cortada em meias luas e, assim que ficou ligeiramente translúcida, adicionei a cenoura descascada e cortada às rodelas. Fui acrescentando água quente sempre que necessário. Juntei a abóbora e deixei cozinhar cerca de cinco minutos.
4. Envolvi o feijão e dividi em duas porções.

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola
1 cenoura
1 taça de abóbora em cubos
4 colheres de sopa de feijão manteiga (já cozido)

Feijão manteiga com pescada

Ingredientes: 1 filete de pescada limpo; q.b. sumo de limão; 1/2 dente de alho; 1/2 taça de agrião; 1/2 porção de feijão manteiga com abóbora e cenoura (uma pessoa)

Preparação: Temperei o filete com alho picado e sumo de limão. Enrolei-o e selei com um palito. Num tacho onde já estava a mistura de feijão com abóbora e cenoura, ainda quente, coloquei o filete enrolado, tapei e deixei cozinhar a gosto. Mesmo antes de desligar envolvi o agrião (que já estava bem lavado e escorrido).

Arroz de feijão manteiga com abóbora e cenoura

Ingredientes: 2/3 chávena de café de arroz; 1/2 taça de agrião; 1 folha de louro; 1/2 porção de feijão manteiga com abóbora e cenoura (uma pessoa)

Preparação: Num tacho onde já estava o feijão manteiga com abóbora e cenoura, adicionei uma folha de louro, o arroz e o dobro da água quente em relação à quantidade de arroz. Deixei cozinhar e mesmo antes de desligar, envolvi o agrião e retirei a folha de louro.