Ratufa, o esquilo colorido que apaixonou a internet

Durante uma viagem às florestas do sul da Índia, o fotógrafo amador Kaushik Vijayan ficou entusiasmado e intrigado com a visão de um enorme roedor avermelhado saltando de árvore em árvore.

Vijayan publicou a foto do animal no Instagram e a Internet enlouqueceu. A espécie, de nome científico Ratufa Indica, possui uma coloração única e vibrante, um presente da natureza muito útil para confundir os predadores do seu habitat ou ainda para chamar a atenção dos parceiros sexuais.

Esses esquilos, sinalizados como estando em risco de extinção há 20 anos, medem cerca de um metro, pesam entre 1,5 e 2 quilos e conseguem saltar até seis metros em altura. Têm orelhas arredondadas, faces rechonchudas e penugem com cores que variam entre roxo, anil, laranja, fúcsia e bordô.

Na natureza, no entanto, nem todos os espécimes apresentam colorações tão vibrantes como as da foto. O que levou a que algumas pessoas duvidassem da veracidade das imagens. Mas o animal do distrito de Pathanamthitta, em Kerala, é mesmo real.