Queda de cabelo, fadiga, depressão? Pode ser da tiroide

O hipotiroidismo resulta de uma produção insuficiente ou mesmo nula de hormonas pela tiroide. Afeta várias partes do corpo e provoca sérios problemas. Quais os sintomas, quais as consequências.

O hipotiroidismo pode resultar de uma doença autoimune, da falta ou excesso de iodo que é fornecido pelos alimentos – como sal iodado, peixe, marisco e vegetais -, do uso de alguns medicamentos, da exposição a radiações em tratamentos de radioterapia. A evolução do hipotiroidismo tem sinais e sintomas inespecíficos, comuns a outras condições, como a depressão ou a menopausa, e que podem retardar o diagnóstico por meses ou até anos. A campanha “Pode ser da tiroide” alerta para várias questões em 168 farmácias de norte a sul do país.

“Como as hormonas da tiroide estão envolvidas em muitos processos do corpo, uma diminuição dos seus níveis faz com que vários processos do organismo sejam mais lentos, provocando uma variedade de sintomas que muitas vezes não associamos a problemas da tiroide”, adianta à NM Joana Brito, farmacêutica.

Há casos em que os sintomas do hipotiroidismo aparecem lentamente. “Regra geral, quanto mais baixos são os níveis de hormonas tiroideias, mais severos serão os sintomas. Há sintomas simples que podem passar despercebidos, como o peso ligeiramente acima do normal ou o enfraquecimento do cabelo, sintomas esses que podem ser revertidos com uma terapêutica correta para o hipotiroidismo”, diz a especialista.

Os sintomas podem passar pelo aumento de peso, presença de edema, bradicardia, bócio que é o aumento do volume da tiroide, obstipação, fadiga, problemas de fertilidade, anemia, depressão e letargia, mialgias, diminuição da função cognitiva, irregularidade menstruais, pele seca e intolerância ao frio.

As doenças da tiroide afetam mais de um milhão de portugueses e 300 milhões de pessoas em todo o mundo

O hipotiroidismo pode afetar muitas partes do corpo e provocar vários problemas. A nível cardiovascular, o hipotiroidismo diminui a frequência cardíaca e enfraquece o batimento no peito, tornando o coração menos eficiente a bombear o sangue para o corpo. O hipotiroidismo pode também contribuir para aumentar os níveis de colesterol. No sistema digestivo, retarda o movimento dos alimentos através do estômago e dos intestinos, podendo causar sintomas como a azia, obstipação e o inchaço.

As mulheres com hipotiroidismo podem ter uma menstruação irregular, com maior volume, ou até falhas. Assim, podem ter problemas em engravidar e têm uma maior probabilidade de sofrer um aborto caso consigam engravidar. A falta de hormonas da tiroide pode deixar a pele seca e as unhas e o cabelo secos e quebradiços. “No entanto, o hipotiroidismo manifesta-se de forma diferente em todas as pessoas. Algumas pessoas apresentam sintomas leves enquanto outras podem apresentar sintomas mais graves”, refere a farmacêutica.

Se não for tratado, o hipotiroidismo pode progredir e causar inúmeras complicações. É essencial tomar a medicação e manter um estilo de vida saudável

Apesar de ser mais comum em mulheres, as patologias da tiroide podem afetar qualquer pessoa, independentemente do género ou idade, inclusive recém-nascidos. No entanto, a prevalência dos distúrbios da tiroide aumenta com a idade. Nos idosos, os sintomas podem ser mais subtis e, muitas vezes, são atribuídos ao normal envelhecimento, o que dificulta o diagnóstico. O tratamento consiste na administração de hormona da tiroide sintética na forma de L-tiroxina (T4), de forma a fornecer ao organismo a quantidade de hormonas que a tiroide se tornou incapaz de produzir.

“O hipotiroidismo pode ser facilmente tratado e, com o tratamento e os cuidados adequados, é possível ter uma vida completamente normal. Esta doença causa muitos sintomas relacionados com os baixos níveis de hormonas da tiroide, incluindo o cansaço, a sensação de frio, a depressão e o aumento de peso. A terapêutica oral de substituição hormonal resolve os sintomas na maioria das pessoas. No entanto, muitas pessoas diagnosticadas relatam uma diminuição da qualidade de vida em comparação com pessoas sem hipotiroidismo. Existem muitas razões para isto acontecer, entre elas o facto de terem de tomar um comprimido todos os dias para o resto da vida”, adianta Joana Brito.

O papel do farmacêutico é fundamental para um melhor controlo das pessoas já diagnosticadas e tratadas, através da promoção da toma correta dos medicamentos e da adesão à terapêutica. Foi neste contexto que as Farmácias Holon e a farmacêutica Merck desenvolveram a campanha de sensibilização “Pode ser da tiroide.” Destina-se ao público em geral e, em especial, a pessoas com hipotiroidismo. Além de sensibilizar e aumentar o conhecimento da população sobre as patologias da tiroide, em particular do hipotiroidismo, as farmácias realizam questionários a pessoas já diagnosticadas sobre a correta utilização da medicação para esta doença. Estes questionários têm como finalidade perceber quando foi realizado o diagnóstico da doença, qual a terapêutica implementada, e se está a resultar.