Quando três rodas são melhores do que duas

Foto: Igor Martins/Global Imagens

O acerto da aposta da marca italiana afere-se pelas mais de 180 mil unidades vendidas em todo o Mundo. A NM conduziu a versão entrada de gama, a 300 HPE, com um motor a quatro tempos e 26 cavalos, suficiente para a cidade mas um pouco “curto” para tiradas mais longas (existem duas versões mais potentes, a 350 e 500).

Antes de nos fazermos à estrada, algumas explicações ajudaram a perceber o funcionamento da MP3. Dispondo de ABS, controlo de tração, um pedal de travão de pé que atua sobre as três rodas, e um travão de mão, permite trancar as rodas da frente, mantendo-as paralelas, facilitando a paragem nos semáforos, e em ruas mais inclinadas aciona-se o travão de mão, um expediente que também evita usar o descanso central.

A agilidade da MP3 pouco fica a dever a uma maxiscooter e raramente ficamos presos no trânsito pela maior largura das vias. Facilmente nos habituamos ao peso mais elevado na frente e ao comportamento em curva. A travagem é potente, exigindo alguma habituação. Esta 300HPE (e as suas irmãs mais potentes) pode ser conduzida com carta B e custa 6 860 euros.

Foto: Igor Martins/Global Imagens

Características

Segurança
Um sensor de inclinação assinala, através de luz vermelha, quando estamos quase a experimentar o asfalto…
Painel
Bastante completo, tem odómetro, conta-rotações e um mostrador digital que fornece diversas indicações. Estranhamente, apenas mostra o consumo em km/l.

Foto: Igor Martins/Global Imagens

Arrumação
Sob o banco arruma-se um capacete modular e um aberto e há um compartimento para telemóvel, com entrada USB, por cima do painel de instrumentos.