Portugueses são os melhores do mundo a fazer de estátua

Texto de Bruna Sousa

O grupo artístico “Strapafourd – Art Alive“, constituído por Cátia Ferreira e Vítor Hugo, sagrou-se, neste domingo, campeão mundial do maior concurso de estátuas vivas do mundo. A 13.ª edição do “World Living Statues Festival” decorreu na cidade holandesa de Arnhem e juntou artistas das mais diversas nacionalidades.

Ainda que as condições meteorológicas não tenham ajudado à prática da modalidade – nove graus de temperatura e chuva -, os portugueses venceram a competição com a performance “O Beijo/The Kiss”. A vitória foi celebrada na companhia de uma comitiva de artistas portugueses.

A dupla, formada em 2008, já venceu diversos prémios em festivais artísticos, em Portugal e no mundo, nomeadamente com o trabalho que apresentaram na Holanda: prémios do júri e do público, no Encontro de Estátuas Vivas de Espinho, o mais antigo festival da modalidade; vitória no festival polaco UFO; prémios do júri e do público, no STATIC – Festival de Estátuas Vivas de Santa Cruz, e prémios do júri e do público, no Festival de Estátuas Vivas de Tomar.

Existem cerca de 400 estátuas vivas profissionais em todo o mundo. Em Portugal, são vários os artistas de rua que praticam a arte em locais públicos e o país costuma estar bem representado em todos os festivais internacionais.