Texto de Catarina Corrêa
Repleto de feitios ou completamente lisos, o porta-moedas é um amigo do dia-a-dia. Afinal, as vantagens da sua utilização são variadas, sobretudo quando se pretende sair de casa com o mínimo de carga. “Reunir as moedas espalhadas pelas carteiras grandes, guardar muito bem notas dobradas ou transportar connosco de forma leve algum dinheiro” são apenas algumas dessas vantagens, reforçadas por Filipa Norte, responsável pela relação cliente da empresa CorkShop, de Caldas da Rainha.
Esta marca fabrica acessórios de moda em cortiça, incluindo porta-moedas. “Utilizamos apenas tela de cortiça natural”, sublinha. “O próprio material de que são feitos e o relembrar antigos modelos que povoaram os bolsos dos nossos avós” são os fatores que, na opinião de Filipa, distinguem o produto. E enquanto o público feminino opta por exemplares mais trabalhados e completos, os homens procuram “modelos mais práticos e pequenos.”
A “natureza, a flora e a fauna” serviram de inspiração à Envelope Lisboa. Carla Soveral, fundadora e diretora de criação da empresa, conta que a ideia de produzir este acessório “surgiu da necessidade de criar um produto que unisse a criatividade e a utilidade” de uma forma “acessível e intemporal”.
Os produtos desta marca “são produzidos manualmente e têm o interior forrado a tecido com padrões que são encaixados consoante as suas formas e cores”, frisa Carla Soveral. Uma das vantagens deste método é que “raramente se encontram dois com o mesmo posicionamento de padrão”. E podem ainda, devido à diversidade de cores que apresentam, ser conjugados e tornar-se parte de múltiplos outfits.