Percorre cinco países a pé para assistir ao nascimento do filho

Texto de Ana João Mamede

Foi há dois meses que esta história teve um desfecho feliz. Reinaldo Perger caminhou, pediu boleia, trabalhou como pescador mesmo não sabendo nadar, feriu os pés. No entanto, chegou a Buenos Aires mesmo a tempo de encontrar a noiva, Fabiola Navarro, prestes a dar à luz.

O casal foi forçado a separar-se temporariamente devido a questões económicas. Fabiola foi morar com a família para a Argentina em julho de 2018. Ao chegar, sentiu-se enjoada, atribuindo o mal-estar à viagem de autocarro atribulada. O que a venezuelana desconhecia é que já estava grávida de dez semanas.

Ao confirmar a boa nova, a jovem de 24 anos ligou a Reinaldo que, sem dinheiro para pagar a viagem, tomou a decisão de percorrer toda a América do Sul a pé, para assistir ao nascimento do primeiro filho.

O homem de 23 anos recebeu a notícia e meteu-se a caminho. Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Argentina foram os cinco países que atravessou a pé. E não foi fácil. Com uma lesão precariamente tratada no tornozelo e um saco com roupa que mais tarde perderia pelo caminho, Reinaldo ponderou desistir.

Foi a solidariedade de motoristas e outros caminhantes que fez o jovem manter-se firme e seguir em frente. Os países mais difíceis de percorrer foram o Equador e a Bolívia. O primeiro pela complexidade de entrar em contacto com os nativos do país, o segundo por causa de um frio a que não estava habituado.

Durante a viagem, Reinaldo trabalhou num barco de pescadores, no litoral do Peru, para arrecadar algum dinheiro, apesar de nunca ter aprendido a nadar.

A entrada na Argentina aconteceu a 24 de dezembro. Uma habitante de Salta, ao conhecer a história, decidiu ajudar Reinaldo, oferecendo-lhe estadia, comida e um bilhete de autocarro até Buenos Aires, onde se reencontraria com a namorada.

Cinco mil quilómetros e dois meses depois, Fabiola, grávida de oito meses, não conteve a emoção quando viu Reginaldo novamente. “Não acreditei quando vi que ele estava a chegar”, disse a futura mãe ao site Pleno News. “Comecei a chorar. Finalmente conseguiu. Fiquei muito feliz e emocionada.” Agora moram juntos no apartamento dos pais da jovem, na cidade de Bella Vista, aguardando a chegada de Matias.