Os sutiãs andam a salvar tartarugas feridas

Espreite as gavetas. Se tiver um ou mais sutiãs que há muito não usa saiba que eles podem ajudar a salvar tartarugas feridas. “Vai descartar um sutiã? Corte os fechos e envie-nos para que nós os possamos usar na reparação das carapaças das tartarugas”, apelou a organização americana Carolina Waterfowl Rescue, que se dedica ao resgate de animais.

A quebra das carapaças é um acidente comum, principalmente na primavera, quando as tartarugas se movem para a costa para depositar os ovos. Um momento que muitas vezes se revela perigoso para estes répteis. Por vezes, o mau tempo faz com que procurem lugares mais seguros para o ninho, levando-os a afastarem-se do habitat aquático.

É nessa altura que aumentam as hipóteses de serem atropelados por veículos motorizados, que podem danificar seriamente as carapaças. E não, nem sempre elas cicatrizam sozinhas. E é aqui que entra a Carolina Waterfowl Rescue e o pedido de ajuda algo invulgar, mas que tem dado provas de ser eficiente.

Os fechos dos sutiãs são colados estrategicamente nos lados opostos das fraturas e depois os veterinários usam um fio à volta deles para fechar as fissuras abertas. Tal como os ossos partidos, passado algum tempo a carapaça fica novamente unida e nessa altura os ganchos são retirados e os animais libertados na natureza.

“Estamos impressionados com as pessoas que se oferecem para nos ajudar”, declarou um dos porta-vozes da organização, que também agradeceu as contribuições monetárias que têm sido feitas para financiar alimentos, kits médicos e despesas veterinárias para os animais que chegam a esta organização para serem cuidados.