Texto de Sara Costa e Sena
Há quem procure os óculos perfeitos para encarar o sol de verão. Redondos, ovais, escuros ou mais coloridos, as marcas apostam na variedade nas novas coleções. No entanto, os óculos de sol podem ser usados até nos dias mais cinzentos porque a radiação existe durante todo o ano.
“Além de esteticamente serem um produto muito procurado, os óculos de sol trazem muitos benefícios para quem os usa. Além de protegerem os olhos contra os raios UV, trazem uma sensação de conforto e, por isso, proporcionam olhos menos cansados.” Quem o diz é Sandra Machado, optometrista na Opticenter, em Santo Tirso.
“As lentes podem ser normais ou polarizadas. As que contêm um filme polarizador eliminam os brilhos e ajudam no combate a doenças como as cataratas e o envelhecimento ocular prematuro”, refere a especialista, confirmando também que “atualmente há uma maior tendência para a procura de armações de metal”. Ainda assim, “as de massa ou a conjugação de ambas continuam a vender-se muito bem”.
Para Maria Valente, uma instagrammer com mais de 44 mil seguidores, “os óculos de sol são um acessório indispensável”, pelo que não sai de casa sem “combinar os óculos com a roupa para o dia”. Maria prefere as armações de massa mas também gosta de investir em pares metalizados para o verão, ainda que o enfoque esteja em comprar óculos que a façam sentir-se bem, “mais do que aderir às atuais tendências da moda”.
Os Lolita Cat Eye, da marca Le Specs, ou os Black Doris, os pequenos óculos de sol da Roberi & Fraud, estão por todo o lado. São o “must-have” desta temporada e podem ser vistos nos olhos (ou na ponta do nariz) de modelos como Gigi Hadid ou Kendall Jenner. Há reinterpretações criadas por diversas marcas, da Vogue e Miu-Miu a Celine e Prada, mas os mais clássicos mantêm-se nos lugares cimeiros das escolhas.
Além disso, “o modelo Aviator ou os Wayfarer da Ray-Ban nunca saem de moda e podem ser usados por homens e mulheres”, realça Sandra Machado. No armário de Maria moram uns Ray- Ban Wayfarer com lentes tamanho 54 que já não se produzem. “Não vivo sem eles porque combinam com todos os tipos de look”, afirma a influenciadora.
Na secção de homem, apesar dos Ray-Ban serem muito procurados, a optometrista ressalva que “a Polaroid ganhou terreno porque a relação preço/qualidade é muito boa”. Outra certeza: “Os homens preferem pares de óculos mais versáteis”. Porém, há mais marcas a merecerem destaque como a Hugo Boss e a Emporio Armani. Da coleção do marido, Francisco Pereira, Maria Valente elege uns Persol com lentes azuis e armação em massa de tartaruga.
Também as crianças têm inúmeras opções para andarem protegidas e na moda. Armações mais flexíveis, coloridas e com lentes mais redondas para “acompanhar o formato da cara e não deixarem que a luz entre pelas laterais” são aspetos a destacar na hora de escolha, defende Sandra Machado. Na hora de escolher um par para os mais pequenos, “os da Izipizi são irresistíveis”, afiança Maria Valente.
Seja qual for a marca, há conselhos importantes que se devem seguir. “Os óculos devem sempre estar adequados ao formato facial e a cada dois anos deve-se fazer uma consulta de rotina para saber se não há alterações na visão”, recomenda a optometrista Sandra Machado.