Em Kazan, na Rússia, há um lugar que tenta reunir e conhecer as grandes religiões do Mundo. Um projeto visionário que vale a pena conhecer. Até porque hoje é o Dia Mundial da Religião.
É considerado um dos templos mais ecuménicos do Mundo. Em Kazan, na Rússia, o Templo de Todas as Religiões chama a atenção e é visto como um dos lugares mais ecuménicos do Mundo. Mas esta história começa em 1994. Segundo Ildar Khanov, o projetista, Jesus Cristo apareceu-lhe uma noite e pediu-lhe para pôr mãos à obra: “Levantar-te-ás de manhã, pegarás numa pá e começarás a construir um Templo Universal”. E ele assim fez.
À primeira vista, parece uma igreja ortodoxa original, de inspiração oriental, com várias torres. Mas, em cima destas, junto às cruzes tradicionais, estão também estrelas de David, meias-luas e cúpulas muçulmanas e chinesas. O templo é apresentado como um lugar onde todas as religiões podem conviver. No entanto, nele não se fazem orações, nem celebram missas ou alguma cerimónia. Tampouco há altar ou minaretes. Para Ildar Khanov, “a ideia nunca foi harmonizar todas as religiões, que têm a sua história e uma necessidade cultural própria”. O objetivo principal era “aproximá-las, acima de tudo, oferecer-lhes um lugar de encontro e comunicação. Não é um lugar de culto, mas de cultura”, explicou o autor, em 2012, ao jornal “Le Figaro”.
Ildar Khanov morreu em 2013, aos 74 anos, e não chegou a ver o seu projeto totalmente construído, já que o “templo universal” apenas reúne quatro das 16 religiões que o artista queria reunir. Contudo, o lugar tornou-se uma das principais atrações da Rússia.
Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Religião. A data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre as diversas religiões existentes que pregam como princípio a bondade, incentivando a convivência pacífica entre todas as ideologias religiosas e doutrinais.