O sabor do mar nas doze badaladas

Foto: Igor Martins/Global Imagens

O marisco é presença habitual nas casas portuguesas, ou não fosse Portugal um país banhado pelo mar. Há marisqueiras e peixarias abertas no último dia de 2019 que têm uma oferta diversificada de marisco cozido e recheado.

Se quer ter a iguaria na mesa de passagem de ano sem ter de sair de casa, a Cervejaria Ramiro, em Lisboa, tem o serviço ideal. O Ramiro at Home faz entregas ao domicílio.

Na Marisqueira dos Pobres, em Matosinhos, há todo o tipo de marisco para levar para casa. José Vasconcelos, proprietário do espaço, assegura a qualidade: “É tudo marisco selvagem. Não trabalhamos com aquacultura”.

Por ser um produto suscetível de provocar intoxicação, há cuidados essenciais na hora de comprar bichos do mar. Carolina Antunes, funcionária da Peixaria Centenária, com dois espaços em Lisboa, explica que “os cuidados variam de acordo com o tipo de marisco. O ideal é comprar o marisco vivo, sinal de que é fresco. Se for bem acondicionado aguenta dois ou três dias. Pelo cheiro também se percebe se é fresco. Tem que cheirar a maresia”. No caso do mexilhão, da amêijoa e da ostra, o ideal é serem depurados ainda vivos. “Sendo fresco, é fácil apanhar bactérias. No caso das ostras, pode ser fatal. Por isso, optamos por vendê-las fechadas”. Uma vez comprado, Carolina diz ser “importante acondicioná-lo em temperatura e humidade adequadas”.

Onde comprar

Viana do Castelo
Casa Primavera – Taberna Soares
Restaurante e take-away
10h-16h
Gamba, mexilhão e sapateira

Matosinhos
Marisqueira dos Pobres
Serviço de take-away
10h-19h30
Sapateira, lagosta, navalheira, gamba, ostra, mexilhão, búzio, entre outros

Setúbal
Mariscos Barrosinho
8h-19h
Lagosta, sapateira, lavagante, santola, camarão, navalheira, caranguejo e búzios

Lisboa
Cervejaria Ramiro/Ramiro At Home
Restaurante: 12h-19h/entregas ao domicílio: 12h-16h
Amêijoa, canilha, carabineiros, camarão, gamba, lagosta, lingueirão, navalheira, ostra, santola, entre outros

Olhão
Prata Mariscos
6h-19h
Camarão, sapateira, navalheira, lagostim, gamba da costa, camarão vermelho, búzio e canilha