O regresso à idade das teclas

A tendência nasceu nos Estados Unidos, espalhou-se pela Europa e, consequentemente, colou a Portugal: cada vez mais é possível encontrar nas montras das principais lojas exemplares de telemóveis que há 20 anos foram moda, entretanto desapareceram do mercado e agora reentram nas escolhas.

“A ideia foi apelar ao revivalismo dos consumidores, uma forma de puxar pelo lado mais sentimental que os telemóveis suscitam nas pessoas, as boas memórias”, explica Bruno Fonseca, responsável pelo Leak, blogue que reúne especialistas em tecnologia.

Para os mais saudosistas, o Nokia 3310 é considerado o Santo Graal dos telemóveis antigos de qualidade. O modelo da empresa finlandesa, lançado em 2000, foi um sucesso absoluto de vendas e andou nos bolsos de mais de 125 milhões de pessoas. Está agora de volta, com nova roupagem mas fiel ao original que tantos adeptos conquistou. Outros modelos de sucesso também voltaram a estar disponíveis, com as características do passado intactas. E praticamente sem tecnologia alguma associada.

Neste regresso ao passado, há duas marcas que se têm destacado. A Light foi pensada por dois americanos e não recupera telemóveis antigos, antes concebendo de raiz equipamentos que mais não têm para oferecer do que o básico. “Levar a que os utilizadores tenham de volta as suas vidas” é o mote. Limitados de opções e com um design vintage são também os Punkt, de origem suíça.