O que faz do Fortnite um sucesso – e, às vezes, um vício?

Ser grátis

O Fortnite apresentou-se como uma alternativa gratuita a um jogo que estava a ganhar muitos adeptos antes do seu aparecimento, o PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG).

Imagem “abonecadas”

Os gráficos menos realistas e semelhantes à banda desenhada vão ao encontro d as preferências do público mais novo.

Ser “multiplayer”

Ao permitir um jogo cooperativo até quatro jogadores responde às necessidades sociais de jovens com essas idades e faz uma aproximação ao grupo de amigos. Isso traduz-se também na sensação de ganhos sociais e de fortalecimento dos laços.

Danças e “skins”

As danças que podem ser colecionadas com as vitórias são um fenómeno que ganhou repercussões fora do jogo e conduziu a um mecanismo de identificação entre jogadores de todo o mundo. Também a possibilidade de poder colecionar diferentes “skins” parece ser altamente cativante para os jogadores.

O reforço positivo

A constante conquista de artigos (armas, munições, curativos, escudo…) e o constante melhoramento da personagem ao longo de cada jogo – tornando-o mais capaz de ser o vencedor – faz com que os jogadores tenham permanentemente a sensação de que estão a ganhar.

O Status Social

À semelhança de outros jogos com forte poder aditivo, possui um forte mecanismo de comparação social – o ranking -, através do qual cada jogador se compara com os restantes, resultando frequentemente num viés de comparação positiva, ou seja, numa avaliação de competência acima dos outros.

A quase vitória

Associado ao critério de sucesso (ser o último sobrevivente), há uma componente denominada de “near win situation”. Ficar em segundo ou terceiro lugar entre 100, ou seja, quase ter sido o vencedor, parece aumentar a probabilidade de o jogador iniciar outro jogo imediatamente, acreditando que será dessa vez que irá conseguir.

O streaming e o YouTube

O fenómeno paralelo do streaming – ver outros jogadores a jogar, ao vivo – e dos vídeos com jogos gravados no YouTube alimentam a preferência por este jogo. Dados de outubro de 2018 do Twitch (a maior plataforma de streaming do mundo) mostram que o Fortnite é o jogo mais jogado pelos streamers e o mais assistido pelos espectadores.

Leia também:
AGARRADOS AO FORTNITE