O inverno do nosso contentamento

P.V.P.: 4,50€

Longe vão os tempos em que chocolate quente caseiro se limitava ao preparado em pó que se encontrava, em lata, nas prateleiras do supermercado. Aumentou a variedade, disparou a criatividade.

A loja artesanal Maria Chocolate, no Porto, disponibiliza o “alimento dos deuses” espetado num pau de madeira, ao qual se acrescenta leite quente. Para os mais destemidos há versões com álcool. O chef chocolatier Fernando Monteiro explica como surgiram: “Há dois anos, numa época de frio, um dos nossos clientes de uma casa noturna revelou que vendia mais chocolate quente do que bebidas alcoólicas. Decidimos juntar os dois produtos e criar chocolate aromatizado”. A oferta inclui rum, vinho moscatel, vinho do Porto, conhaque, uísque e ginja de Óbidos. Surgiram depois as versões com canela, gengibre, pimenta e marshmallow, esta mais virada para o público infantil.

Rume-se a Sul. As mercearias biológicas Maria Granel, em Lisboa, acabam de lançar um preparado para chocolate quente instantâneo, criado para a quadra natalícia. Os ingredientes são dispostos por camadas numa pipeta de vidro cuja tampa é uma rolha de cortiça. Patrícia Vieira, gestora comercial da marca, assegura: “Os produtos são todos de origem biológica e tentamos que sejam o mais saudáveis possível. Em vez de chocolate e açúcar refinado usamos cacau e açúcar integral (rapadura). A farinha de araruta dá textura. O objetivo é que a pipeta seja reutilizada, indo ao encontro do conceito de zero desperdício que a loja defende.

Maria Granel

P.V.P.: 4,50 euros

Maria Chocolate

P.V.P.: 2,50 euros

Primark

P.V.P.: 8 euros

All For

P.V.P.: 14 euros