O dispositivo que pode salvar vidas na estrada

Texto de Ana João Mamede

Em 2018, em Espanha, 74% dos acidentes de viação com vítimas mortais aconteceram em estradas secundárias, com mau estado de conservação e visibilidade reduzida. Números idênticos aos registados em anos anteriores.

Essa dura realidade rodoviária fez com que, há três anos, um grupo de amigos espanhóis tenha criado uma empresa com o claro objetivo de inverter a estatística. E o primeiro passo foi dado de imediato com a invenção da “Help Flash”, um dispositivo que sinaliza, com total segurança, um veículo que esteja imobilizado na estrada. Requer cerca de 30 segundos para ser instalado no tejadilho do carro e é ativado automaticamente, sem ser necessário sair do veículo. Uma opção bem mais vantajosa, se comparada com os cerca de oito minutos necessários para colocar um triângulo à distância regulamentar de 30 metros do automóvel.

Jorge Costas, um dos inventores, explica que o aparelho, que custa 29,95€, é visível a pelo menos um quilómetro de distância. “Tem um refletor parabólico, que emite um flash triplo em todas as direções. Assim, um veículo imobilizado devido a alguma avaria ou acidente é facilmente detetado pelos outros condutores”, referiu.

Em 2017, o aparelho foi submetido à avaliação da Direção Geral de Tráfico em Espanha e a verdade é que conseguiu as autorizações necessárias para ser comercializado. O sucesso foi de tal ordem que será obrigatório em todos os veículos ainda em 2019. Os responsáveis da empresa não querem ficar por aí e já estão a trabalhar numa versão mais completa, que também emita um pedido de ajuda para os serviços de emergência ou para a assistência em viagem.