O contrarrelógio do corpo rumo ao verão

Texto de Sara Costa e Sena

Todos os anos a promessa repete-se: começar a Operação Biquíni no inverno. Contudo, a rotina dos dias acaba por vencer e, quando se aproxima o calor, surge a urgência em obter resultados rápidos para nos sentirmos bem com o corpo. O exercício físico é um dos meios para alcançar a meta, mas também é possível escolher uma dieta com efeitos desde o primeiro dia.

A dieta cetogénica, rica em gorduras e pobre em hidratos de carbono, é uma das mais eficazes na perda rápida de peso. “O nosso corpo é forçado a metabolizar não só a gordura dos alimentos como também a que temos acumulada”, afirma Hugo Amaral, médico especialista em Medicina Estética e Envelhecimento Fisiológico na Clínica Myriad, no Porto. Com origem há 100 anos, a dieta cetogénica, ou Keto, tem sido a escolha de várias celebridades em Portugal e no Mundo.

Catarina Siqueira optou por esta dieta através do Método PronoKal e diz que “o processo é sempre acompanhado por um médico e equipa polivalente”, o que lhe permitiu “alcançar resultados rápidos e de uma forma saudável”.

A atriz colecionava dietas desde os 18 anos e, apesar de assegurar que “não foi fácil”, perdeu 24 quilos em quatro meses. “O método é rigoroso e os ingredientes-chave são os produtos PronoKal, foco e determinação.” Joana Lima, nutricionista, garante que “a dieta cetogénica mais eficaz é a de muito baixo valor calórico e pobre em gorduras, na qual se conseguem níveis de cetose mais elevados e totalmente controlados e seguros”.

Hugo Amaral avisa que, “apesar de ser possível seguir uma dieta cetogénica de forma simples, o método escolhido por Catarina Siqueira, acompanhado por indicação médica especializada, minimiza riscos de saúde como desidratação, hipoglicemia, vómitos, diarreia, entre outros”. O paciente sabe o que consumir e tem acesso à informação e abrangência alimentar que lhe é possível.

A celebridade americana Kim Kardashian é outro exemplo do recurso a uma dieta cetogénica. Após dar à luz o seu filho Saint, Kim terá perdido mais de 25 quilos com um plano alimentar sem hidratos de carbono, obrigando o corpo a consumir as reservas de açúcar extra e ajudando a recuperar a figura curvilínea anterior à gravidez.

Neste tipo de dietas, a atividade física é importante mas deverá ser feita “conforme prescrição e de forma planeada”, adverte Hugo Amaral.

Comer por fome emocional

Outra solução para entrar em forma antes do verão é através da banda gástrica virtual. A técnica é já bastante conhecida no Brasil, mas só agora começa a chegar a Portugal. Adriana Ribeiro, hipnoterapeuta, explica que “inicialmente é preciso perceber qual a patologia do paciente, se come por fome emocional ou se come pelo gosto”.

Num processo de hipnose, é pedido ao paciente que imagine um balão intragástrico que irá preencher um terço do estômago. “Depois, trabalhamos a mente para que a pessoa não consiga consumir a quantidade de comida que ingeria antes.”

Adriana atesta ter uma paciente que já perdeu sete quilos em dois meses e quatro sessões, e que o processo é rápido pois “o corpo precisa apenas de 21 dias para adquirir novos hábitos”. Além disso, esta terapia “ajuda o paciente a consumir mais água, a fazer exercício e a rejeitar alimentos que constituem um vício”, conclui Adriana.