“Não viu o ataque a Alcochete? A maioria dos talibãs é do Sporting”

Notícias Magazine

Hoje, o nosso convidado nas entrevistas que nunca fiz é “nada menos nada menos” que o ainda atual presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas.
Porque é que disse “ainda”?

Porque no Sporting é tudo a curto prazo. Nos outros clubes correm com os treinadores, no Sporting correm com toda a gente. Aliás, como têm uma grande tradição no atletismo, podiam fazer uma prova só de correr com presidentes.
Isso é uma ideia sem pés nem pescoço.

O senhor foi aluno do professor Cavaco Silva?
Não, porquê?

Ilustração: Mafalda Neves

É que eu já reparei que o senhor também recorre muitas vezes aos anacolutos.
Eu não tomo nada disso.

O anacoluto é uma figura de linguagem que, segundo a retórica clássica, consiste numa irregularidade gramatical na estrutura de uma frase, como se o locutor começasse uma frase e houvesse uma mudança de rumo no pensamento.
Não percebi nada do que acabou de dizer.

É exatamente isso. Já agora, gosto muito do seu relógio. Isso deve ter custado uma pipa de massa.
É o novo relógio do Sporting, custou dois mil euros.

Que maravilha. Vou ficar com ele, está bem?
Mas…

Fica-me mesmo bem.
Mas…

Então o senhor cede tudo a custo zero, até o Nani, não me diga que não me dá o seu relógio. Mudemos de tema. Estive a ver o Relatório e Contas do Sporting e fiquei com a ideia que o doutor Varandas será indivíduo para levar a Apple à falência numa semana.
É preciso ter em conta a situação herdada.

Mas o seu diretor financeiro, na altura da venda das obrigações, disse que não havia buraco nenhum.
Havia, mas estava tapado. Faz-me lembrar quando eu estava no Afeganistão e os talibãs faziam buracos e punham uma toalha de praia por cima e nós íamos a passar e caíamos lá dentro.

Essa sua experiência no Afeganistão é um bocado estranha. No outro dia contou que estava em Kandahar, cercado pelos talibãs, com obrigação de estar em silêncio total e o senhor foi à mochila, sacou de um rádio e começou a ouvir o relato do Sporting na Antena 1. Imagino que o jogo tenha sido zero a zero, porque na Antena 1 eles gritam golo muito alto. Dava para acordar meia população de Kandahar. É uma história um bocado estranha. Se ainda fosse a ouvir a Rádio Amália acredito que isso fizesse adormecer os talibãs.
Mas é completamente verdade. Não viu o ataque a Alcochete? A maioria dos talibãs é do Sporting, por isso eles ficaram a ouvir o relato connosco.