Musculação não faz emagrecer? Mitos e verdades sobre queimar gordura

gordura

MUSCULAÇÃO FAZ EMAGRECER

Verdade. Exercícios como corrida e ciclismo, que usam a gordura como fonte de energia, tendem a ser mais indicados para emagrecer, o que não significa que não se deva diversificar os estímulos dados ao corpo. E, neste ponto, o treino de força como a musculação pode ser um aliado poderoso, já que a perda gradual do tecido adiposo, em simultâneo com um ganho de massa muscular, se traduzem num maior dispêndio calórico. A gordura, em si, não se transforma em músculo (esse é outro mito a rebater). Porém, quanto mais músculo tivermos mais gordura queimamos.

ABDOMINAIS DERRETEM GORDURA DA BARRIGA

Mito. São úteis para fortalecer a musculatura abdominal e colocar a barriga na posição correta, mas não nos fazem perdê-la nem queimam a gordura localizada – na prática, quando o organismo utiliza a gordura como combustível, retira-a do corpo todo e não de zonas específicas. Quanto mais grupos musculares estimular, maior será a perda de massa gorda geral. A boa notícia é que fazer abdominais aumenta a taxa metabólica na região trabalhada, pelo que a probabilidade de acumular gordura é menor.

TREINO DE BAIXA INTENSIDADE EMAGRECE

Mito. Embora possa ser benéfico para quem tenha problemas articulares ou lesões, a verdade é que não queima muitas calorias, então também não ajuda a perder muita gordura. Se o objetivo é perder peso, há que apostar num aumento do gasto calórico diário ao mesmo tempo que corta na quantidade de calorias ingeridas. Foque-se ainda em exercícios que ajudem a ganhar músculo, uma vez que potenciam a queima de gordura acumulada nos tecidos.

PÓS-TREINO CONTINUA A QUEIMAR GORDURA

Verdade (vá, podemos todos saltar de alegria). Uma vez terminado o exercício, sobretudo no caso do treino intervalado – assim chamado por intercalar a intensidade, de modo a alternar a frequência cardíaca e queimar gordura mais rápido –, o corpo continua a consumir oxigénio durante cerca de três horas, ainda com o metabolismo em alta atividade. Daí que seja mais proveitoso treinar cinco dias por semana, durante 20 minutos, do que uma hora e meia em apenas um dia.

ALIMENTAÇÃO AJUDA

Verdade. Pelo menos indiretamente, na medida em que o que comemos antes do treino – com preferência para carboidratos complexos, que forneçam energia ao músculo de forma gradual – aumenta a nossa capacidade de esforço, que por sua vez se traduz num maior gasto energético e em redução da gordura corporal. Já a quantidade do que se come depende do indivíduo e da intensidade e duração do exercício.

MAIS É SEMPRE MELHOR

Mito. É verdade que regularidade nos treinos permite aos músculos adaptarem-se aos exercícios e melhorar a condição cardiorrespiratória. E é verdade também que a intensidade é capaz de ser dos aspetos mais importantes a considerar: quanto mais intenso for o exercício, maior o gasto energético e a queima de calorias. Ainda assim, o corpo também necessita de períodos de descanso para restaurar a energia e completar o ganho muscular, sem o qual não haverá uma queima eficaz de calorias.