Mazda CX-5: SUV poupado e bem comportado

Texto de Reis Pinto

Com uma inusual cilindrada de 2.2 litros, para 150 cavalos de potência e 380 Nm de binário, o Mazda CX-5 destaca-se da concorrência, que aposta em motorizações de menor capacidade para obter baixos consumos. De igual modo, a linguagem estilística da marca, denominada KODO, ajuda a diferenciar este SUV no trânsito: elegante, de linhas fluidas e uma frente imponente.

O interior foi completamente remodelado, apresentando bons materiais e montagem sólida. Está muito bem desenhado e apenas o grafismo do pequeno painel que encima o tablier destoa. Oferece espaço suficiente para cinco pessoas, locais onde depositar os objetos do dia-a-dia e uma bagageira de 506 litros.

O motor prova que “tamanho não é documento”, conseguindo consumos bem aceitáveis que podem rondar os 6,5l/100km e uma agradabilidade de utilização só possível pela cilindrada. A potência e o binário são suficientes para um SUV compacto e segurança é a palavra que melhor define o comportamento do CX-5, embora agilidade seja um adjetivo que também lhe assenta.

Os preços começam nos 32 383 euros (2.0 a gasolina), podendo chegar aos 58 mil. A unidade ensaiada custa a partir dos 36 mil euros.

 

Características:

1. Segurança

Entre outro equipamento, o CX-5 tem disponíveis sistema de travagem de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo, controlo de ângulo morto ou sistema de reconhecimento de sinais de trânsito.

2. Energia

O i-ELOOP (regeneração de energia de travagem) da Mazda dispõe de um condensador para armazenar eletricidade recuperada durante a desaceleração. É usado para alimentar os faróis, o ar condicionado, o sistema de áudio e outros equipamentos elétricos.

3. G-Vectoring Control

O G-Vectoring Control Plus da Mazda reduz ligeiramente o binário do motor à entrada de uma curva, deslocando o peso do carro para a frente e travando levemente as rodas exteriores para ajudar a restaurar a trajetória do veículo em linha reta.