Mãe que relata jogos para filho cego é finalista de prémio da FIFA

Sílvia Grecco e o filho Nickollas foram apanhados pelas câmaras há um ano, durante o jogo em que o Palmeiras venceu o Corinthians e, sem saberem, começaram a comover toda a gente. Agora, voltam às notícias porque podem ganhar o “The Best Fan Award” da FIFA (prémio para melhor fã).

Tudo começou no Allianz Parque, em setembro de 2018. Mãe e filho, vestidos a rigor, sentam-se para acompanhar a equipa do coração, o Palmeiras. Sílvia é mãe de dois filhos. Nickollas, o mais novo, hoje com 12 anos, foi adotado aos quatro meses. É autista e deficiente visual. E partilha com a mãe a mesma paixão pelo Palmeiras.

Por isso, vão juntos aos jogos. Com o tempo, passou a ser uma das coisas que o pequeno mais gosta, por causa do carinho e do amor da mãe que, no estádio, se torna os olhos do filho, ao relatar-lhe ao ouvido os detalhes do que se passa em campo. Foi precisamente um desses momentos que chamou a atenção dos comentadores e das câmaras naquele dia.

A imagem viralizou na Internet, comoveu os adeptos do futebol e, claro, chegou aos ouvidos da FIFA, que os escolheu para finalistas do Prémio de Melhor Adepto, galardão que destaca os gestos mais marcantes protagonizados pelos espectadores.

A concorrer estão também Justo Sánchez, um uruguaio seguidor do Cerro que se tornou fã da equipa rival depois de o seu filho morrer quando regressava de um jogo dos Rampla Juniors. Agora, Justo segue-os para que a paixão do filho continue a viver através dele.

Os terceiros concorrentes ao prémio são a maré laranja, os adeptos holandeses que acompanharam o Mundial feminino, levando mais alegria e paixão aos jogos. O prémio, decidido pelos fãs, pode ser votado no site da FIFA. O vencedor será anunciado na gala The Best, em Milão, a 23 de setembro.