Linfoma: o misterioso cancro do sangue

É uma doença que pode ser detetada pelo inchaço de gânglios em várias partes do corpo. No entanto, também pode não dar sinais. E como não se conhecem as causas da maioria desse tumor maligno, não é possível prevenir.

É uma doença maligna do sangue, que se desenvolve a partir dos linfócitos, que são as principais células de defesa do organismo. Nos linfomas, o cancro do sangue mais frequente, há perturbações genéticas dos linfócitos que fazem com que consigam escapar aos mecanismos normais de controlo da proliferação e da morte celular. Os linfócitos acumulam-se e o sistema imunitário sofre.

Um dos primeiros sinais é um inchaço de um ou mais gânglios linfáticos: pescoço, axilas, virilhas. Um inchaço que pode ser palpável. Por vezes, há sintomas sistémicos, como febre, suores abundantes à noite e perda significativa de peso. E pode não haver sintomas, quando apenas aumentam os gânglios profundos, no interior do corpo, mais perto dos órgãos que estão a ser comprimidos. Em casos raros, o linfoma tem origem num órgão que não é um gânglio linfático e, nesse caso, os sintomas relacionam-se com o órgão afetado.

Um linfoma é um tumor maligno, um cancro, dos linfócitos. É o tumor do sangue mais frequente

“Os linfomas são doenças muitíssimo heterogéneas, alguns mantêm-se assintomáticos durante longos períodos e, se não existirem gânglios palpáveis, podem ser diagnosticados tardiamente”, refere Maria Gomes da Silva, professora de Hematologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. E, como não são conhecidas as causas da maioria dos linfomas, não é possível preveni-los.

Quinze de setembro é o Dia Mundial do Linfoma. Maria Gomes da Silva não lhe chama uma doença silenciosa. O que acontece, dada a variedade de sintomas, é que a investigação é, por vezes, demorada. “O diagnóstico dos linfomas é feito através de uma biópsia – a colheita de um fragmento de tecido (na maioria das vezes de gânglio linfático) que ao ser observado ao microscópio permite o diagnóstico.”

Depois do diagnóstico, que permite saber qual a extensão da doença e decidir qual o melhor tratamento, a maioria dos doentes tem de fazer mais exames. Mais análises de sangue, tomografia axial computorizada (TAC), por vezes tomografia de emissão de positrões (PET), avaliação da medula óssea.

A incidência aumenta com a idade e é mais frequente em homens do que em mulheres. “Contudo, existem muitos subtipos diferentes de linfoma e algumas formas podem atingir mais vezes pessoas jovens”, sublinha a médica.

Há várias dezenas de linfomas. O diagnóstico é feito através de uma biopsia e A maioria dos doentes tem de fazer Mais exames

Há vários tratamentos possíveis e é essencial saber exatamente qual o tipo de linfoma, e existem dezenas, para escolher o mais adequado. “Alguns linfomas indolentes não precisam de ser tratados imediatamente na altura do diagnóstico. Muitos linfomas são tratados com quimioterapia à qual, nos casos de linfoma com origem nos linfócitos B, é adicionado um anticorpo monoclonal – uma forma de imunoterapia”, refere Maria Gomes da Silva.

A radioterapia pode ser aplicada em alguns tipos de linfomas. “Nos últimos anos têm sido aprovadas, para diferentes linfomas, terapêuticas com agentes dirigidos contra mecanismos biológicos alterados das células tumorais – são fármacos com mecanismos de ação diferentes dos da quimioterapia. Recorremos ainda ocasionalmente ao transplante hematopoiético, autólogo (do doente para si próprio) na maioria dos casos e mais raramente alogénico (de um dador compatível para o doente)”, acrescenta a especialista.

Alguns linfomas são curáveis, outros incuráveis e tornam-se doenças crónicas com necessidade intermitente de tratamento. Segundo a especialista, “sendo uma entidade biológica muito diversa, com muitos subtipos diferentes, há muitos padrões diferentes de comportamento clínico”.