Lexus define novo patamar de luxo

Texto de Reis Pinto

A Lexus diz que é um compacto, mas a verdade é que este UX “estica” a definição de compacto até aos 4,5 metros de comprimento. Mesmo assim, viaja-se melhor a quatro, pois o espaço atrás não abunda.

A bagageira tem capacidade para apenas 320 litros, valor que a marca contorna referindo que o UX é “ótima opção para agregados familiares que estão a reduzir o número de elementos” e para casais.

As bagagens vão tapadas por uma cobertura que se pode dobrar e guardar. Exteriormente, este crossover não deixa ninguém indiferente, com uma linguagem estilística muito própria da marca – linhas retas e a traseira percorrida a toda a largura por uma banda luminosa.

O interior destila luxo, com materiais de boa qualidade e bem montados. Nota menos positiva para o pequeno monitor central, comandado através de um touchpad, como um computador portátil.

Em estrada, os 184 cavalos de potência combinada deste híbrido, conjugados com ótimos chassis/suspensões e um centro de gravidade baixo, permitem viagens confortáveis e seguras, com consumos que, em cidade, dificilmente ultrapassam os 5,5 l/100 km. Os preços começam nos 42 500 e vão até aos 60 200 euros.

Portas estudadas

O cuidado posto na construção do UX revela-se no som do fecho das portas. Engenheiros acústicos selecionaram materiais e ajustaram o formato para um som tranquilizador.

Tração às quatro

O EX tem uma versão denominada E-Four, de tração às quatro rodas. Usa um motor elétrico integrado no eixo traseiro e a distribuição de potência entre os dois eixos é otimizada automaticamente.

Segurança total

O Lexus Safety System+, de série no UX, inclui cruise control adaptativo, segurança de pré-colisão, com deteção de peões, e assistência à manutenção na faixa de rodagem, entre outras funcionalidades.