Laços que dão mais piada aos penteados

Texto de Sara Oliveira

Em destaque em alguns desfiles de março, em antevisão ao que se vai usar no outono-inverno, os laços já se fazem notar em muitos penteados, quer em visuais mais clássicos, como em outros mais rebeldes. Assim inspirou, por exemplo, a Chanel. E é “admirável o poder que um acessório pode ter na imagem que se projeta”, reconhece a consultora de imagem Raquel Guimarães, notando que, “em primeiro lugar, funciona como um ponto focal”.

Desta forma, “se tiver cor, padrão, brilho ou incrustações de flores, pérolas ou pedraria, [o laço] é uma excelente estratégia para canalizar o olhar para uma parte do corpo com a qual nos sentimos à vontade”. A especialista lembra ainda que os laços “permitem criar diferentes estilos, desde o pinup ao romântico, vintage ou boémio”.

Para isso, “basta usar a imaginação”, partilha a cabeleireira Mafalda Perfeito, apontando várias formas de os usar: “Aplicados num gancho, numa bandolete, com elástico ou feito com uma simples fita podem ser postos de lado, na nuca ou no cimo da cabeça”.

Habituada a pentear atrizes e outros artistas das mais variadas áreas, Mafalda realça alguns pormenores a ter em conta: “Num cabelo fino e liso, o ideal é prender com um elástico e só depois colocar o laço para segurar, enquanto num cabelo curto é preciso não exagerar no tamanho do acessório”. A profissional acrescenta que “os laços também ficam muito bem em cabelos encaracolados”.

Com o cabelo todo apanhado ou solto, pequenos ou grandes, os apetrechos da moda saem da gaveta para combinarem com calças de ganga e sapatilhas, ou vestidos e salto alto em ocasiões mais formais. O preto e o branco dominam as sugestões, mas há propostas com padrões para quem gosta mais de arriscar.