Japoneses dizem que o tipo de sangue determina a personalidade

Perguntar sobre o tipo de sangue a alguém é relevante em contexto médico. Pelo menos é assim em quase todas as partes do mundo, exceto no Japão. A sociedade japonesa acredita que a personalidade de uma pessoa está associada ao grupo sanguíneo e a verdade é que isso provoca implicações na vida pessoal e profissional.

O tipo sanguíneo é, por exemplo, questionado em entrevistas de emprego. No entanto, até quando um casal de namorados pondera oficializar a relação esse tema é equacionado. Mais: há, inclusivamente, algumas empresas japonesas que investem quantias significativas para criar um determinado produto, desde refrigerantes a calendários, tendo em conta as características sanguíneas e as preferências dos potenciais clientes.

Essa obsessão começou em 1972, quando Furukawa Takeji, professor de psicologia, notou diferenças no temperamento dos alunos. Foi a partir daí que os japoneses começaram a dar maior importância aos grupos sanguíneos.

Tipo A


São pessoas tranquilas, sérias e com bom temperamento. Têm caráter forte, são de confiança e chegam a ser teimosas. Também são tímidas, introvertidas e falsas, mas, ao mesmo tempo, são leais aos amigos. Tentam esconder as emoções para se mostrarem mais fortes, enquanto, interiormente, são frágeis e um pouco nervosas. Possuem um dom artístico e quando colocadas numa posição de poder tornam-se arrogantes e rebeldes.

Tipo B


Conhecidas por serem curiosas, são atenciosas e fazem de tudo para proteger os interesses das pessoas que as rodeiam. Animam-se facilmente, mas perdem o interesse com rapidez. Identificam claramente as próprias prioridades e, muitas vezes, tornam-se algo egocêntricas. Têm espírito independente e personalidade forte. São apaixonadas, curiosas, sensíveis e imprevisíveis.

Tipo AB


São imprevisíveis e distantes. Com uma combinação de dois tipos de sangue, muitas vezes, têm dupla personalidade: uma para aqueles que são mais próximos e outra para os que não o são. Têm muitos amigos, mas, às vezes, afastam-se para estarem sozinhas e refletirem. São criativas, racionais e atenciosas. Mas também são temperamentais e sentem-se facilmente ofendidas. Podem ser muito extrovertidas e tímidas ao mesmo tempo.

Tipo O


São expressivas, criativas e confiantes. Capazes de liderar e de motivar, facilmente, um grupo de pessoas. São generosas, contribuindo para o bem-estar dos outros. Atletas naturais, procuram obsessivamente a vitória. São sociáveis, persistentes e confiáveis, mas não aceitam os próprios erros. São populares e gostam de ser o centro das atenções. Às vezes, revelam-se ingénuas, frias, rancorosas e imprevisíveis.