Há uma técnica militar que o faz adormecer em dois minutos

Texto de Ana Sofia Reis

Existem várias formas para fazer com que o sono chegue rapidamente, mas ninguém esperava que a solução para o problema viesse das forças armadas. Uma técnica, desenvolvida pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos da América, promete fazê-lo adormecer em dois minutos, independentemente da situação e da hora.

Em 1981, no livro “Relax and Win: Championship Performance”, do autor Lloyd Winter, esse método veio pela primeira vez a público. A história foi agora recuperada e espalhou-se nas redes sociais graças à norte-americana Sharon Ackman, que escreve sobre o desempenho de militares, veteranos e das respetivas famílias.

“Os militares dos EUA perceberam que muitos dos pilotos estavam a tomar más decisões e evitáveis devido ao stress e às insónias”, conta Sharon, acrescentando que alguns soldados não conseguiam descansar adequadamente fora das batalhas e o cansaço acumulado resultava, várias vezes, em erros fatais. A técnica foi desenvolvida para os ajudar a descansar e o objetivo era melhorar a performance. De acordo com os criadores da técnica, são precisas seis semanas de treino e adaptação e a taxa de eficácia será de 96%, mesmo que a pessoa esteja sob o efeito de cafeína. Siga os próximos passos:

1- Encontre a melhor posição

Os pilotos eram treinados para adormecer sentados numa cadeira. O ideal é não pensar como o sono seria melhor se estivesse noutro lugar.

2- Relaxe os músculos da cara

É essencial que a testa não esteja franzida, por exemplo.

3- Faça o corpo descansar

Aos poucos, vá relaxando todas as partes do corpo, de cima para baixo: pescoço, ombros, braços e pernas.

4- Respire profundamente

Comece por inspirar e expirar lentamente, sentindo todos os músculos do corpo relaxarem. Se perceber que eles não estão totalmente relaxados, contraia-os e repita o processo.

5- Não pense

Talvez o mais difícil seja mesmo desligar de todos os pensamentos. O importante é não pensar em nada. Há um truque, ensinado pela marinha, que ajuda a lidar com isso: durante dez segundos, imagine que está num sítio escuro e confortável; se não funcionar, repita: “Não pense, não pense, não pense”, porque ao concentrar a mente nessa frase, por muito absurda que pareça, faz com que reduza as probabilidades de deixar que o cérebro divague por pensamentos e problemas do dia seguinte.