Texto de Ana Sofia Reis
Existem várias formas para fazer com que o sono chegue rapidamente, mas ninguém esperava que a solução para o problema viesse das forças armadas. Uma técnica, desenvolvida pela Escola Preparatória de Voo da Marinha dos Estados Unidos da América, promete fazê-lo adormecer em dois minutos, independentemente da situação e da hora.
Em 1981, no livro “Relax and Win: Championship Performance”, do autor Lloyd Winter, esse método veio pela primeira vez a público. A história foi agora recuperada e espalhou-se nas redes sociais graças à norte-americana Sharon Ackman, que escreve sobre o desempenho de militares, veteranos e das respetivas famílias.
“Os militares dos EUA perceberam que muitos dos pilotos estavam a tomar más decisões e evitáveis devido ao stress e às insónias”, conta Sharon, acrescentando que alguns soldados não conseguiam descansar adequadamente fora das batalhas e o cansaço acumulado resultava, várias vezes, em erros fatais. A técnica foi desenvolvida para os ajudar a descansar e o objetivo era melhorar a performance. De acordo com os criadores da técnica, são precisas seis semanas de treino e adaptação e a taxa de eficácia será de 96%, mesmo que a pessoa esteja sob o efeito de cafeína. Siga os próximos passos: