Funcionários de livrarias concorrentes mantêm aberta loja cujo dono foi operado de urgência

Texto de Ana João Mamede

Seth Marko tem uma livraria em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos. Portador de um problema cardíaco, foi operado de urgência no final de janeiro e deixou a loja ao cuidado da esposa, Jennifer Powell. Não tendo outra opção e optando por ficar a tomar conta do marido, Jennifer viu-se obrigada a fechar as portas da “The Book Catapult”, sem qualquer prognóstico de reabertura.

Scott Ehrig-Burgess, proprietário de outra livraria em San Diego, não se conformou com a situação. Arregaçou as mangas e entrou em ação. Além de se responsabilizar pela filha de três anos do casal, ficou a gerir o estabelecimento dos amigos como se fosse dele.

A livraria dispunha apenas de uma funcionária que se encontrava de baixa por causa de uma gripe suína. Scott, empenhado em ajudar, telefonou para todos os conhecidos no mercado dos livros à procura de apoio. “As pessoas dispuseram-se imediatamente. ‘O que posso fazer para ajudar? Precisas de alguém para ficar na loja?'”, contou ao jornal americano “The Washington Post”.

Familiarizado com o funcionamento da “The Book Catapult”, Scott arranjou oito voluntários para auxiliar na loja, estabeleceu turnos e criou, ainda, uma campanha de “crowdfunding” para os apoiar financeiramente. Quando Seth Marko, após a cirurgia, descobriu que o estabelecimento tinha continuado a funcionar normalmente, emocionou-se. “Nunca pensei… Foi um ato de grande bondade. Chorei. Cuidar de uma livraria é como ter um filho. É preciso muito esforço e dedicação”, afirmou o livreiro.

No Facebook, Seth e a esposa não têm palavras para agradecer todas as mensagens de apoio que têm recebido. “Honestamente, a melhor coisa seria ajudar como sempre o fizeram. Continuem a ir à livraria e a fazê-la funcionar tão espetacularmente como desde o dia em que abrimos!”, escreveu Seth Marko.

“The Book Catapult” irá, portanto, continuar a funcionar até Seth estar completamente recuperado da cirurgia. Tudo graças à rede de apoio formada por Scott e por outros funcionários de várias livrarias de San Diego.