
Texto de Ana João Mamede
Seth Marko tem uma livraria em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos. Portador de um problema cardíaco, foi operado de urgência no final de janeiro e deixou a loja ao cuidado da esposa, Jennifer Powell. Não tendo outra opção e optando por ficar a tomar conta do marido, Jennifer viu-se obrigada a fechar as portas da “The Book Catapult”, sem qualquer prognóstico de reabertura.
Scott Ehrig-Burgess, proprietário de outra livraria em San Diego, não se conformou com a situação. Arregaçou as mangas e entrou em ação. Além de se responsabilizar pela filha de três anos do casal, ficou a gerir o estabelecimento dos amigos como se fosse dele.
A livraria dispunha apenas de uma funcionária que se encontrava de baixa por causa de uma gripe suína. Scott, empenhado em ajudar, telefonou para todos os conhecidos no mercado dos livros à procura de apoio. “As pessoas dispuseram-se imediatamente. ‘O que posso fazer para ajudar? Precisas de alguém para ficar na loja?'”, contou ao jornal americano “The Washington Post”.
Familiarizado com o funcionamento da “The Book Catapult”, Scott arranjou oito voluntários para auxiliar na loja, estabeleceu turnos e criou, ainda, uma campanha de “crowdfunding” para os apoiar financeiramente. Quando Seth Marko, após a cirurgia, descobriu que o estabelecimento tinha continuado a funcionar normalmente, emocionou-se. “Nunca pensei… Foi um ato de grande bondade. Chorei. Cuidar de uma livraria é como ter um filho. É preciso muito esforço e dedicação”, afirmou o livreiro.
No Facebook, Seth e a esposa não têm palavras para agradecer todas as mensagens de apoio que têm recebido. “Honestamente, a melhor coisa seria ajudar como sempre o fizeram. Continuem a ir à livraria e a fazê-la funcionar tão espetacularmente como desde o dia em que abrimos!”, escreveu Seth Marko.
“The Book Catapult” irá, portanto, continuar a funcionar até Seth estar completamente recuperado da cirurgia. Tudo graças à rede de apoio formada por Scott e por outros funcionários de várias livrarias de San Diego.