Seis formas que a pele tem de lhe dizer para ir ao médico

Fotos: Shutterstock

Podem parecer-lhe alterações insignificantes. E podem até nem querer dizer nada de especial, não vale a pena ficar já preocupado. Ainda assim, é sempre bom ficar atento. E procurar um especialista caso a pele lhe dê estes sinais.

PALIDEZ EXTREMA

Há quem tenha a pele excessivamente branca por natureza sem que isso signifique carência de ferro no organismo, da mesma forma que a pessoa pode ter a pele corada e falta de ferro. Ainda assim, palidez extrema acompanhada de fadiga pode ser um sinal de anemia. Cuja origem, por sua vez, deve ser investigada para saber que patologia estará a provocar a queda do número de glóbulos vermelhos no sangue.

BORBOLETA NO ROSTO

Uma mancha vermelha em forma de asas de borboleta a cobrir o nariz e as maçãs do rosto pode significar que se tem lúpus, cujos primeiros sintomas coincidem frequentemente com a chegada do bom tempo e uma maior exposição ao sol. Controle quaisquer alterações na pele da cara, mesmo que lhe pareçam apenas um escaldão. E, claro, sem entrar em pânico, já que doenças como a dermatite seborreica ou rosácea também podem ser confundidas com lúpus.

NÓDOAS VERMELHAS

Surgem na pele por diversas razões, muitas vezes a sinalizar alergias, micoses, dermatoviroses e outros distúrbios. Se pressionar a mancha vermelha com o dedo e ela não desaparecer, pode ainda ser um sintoma de problemas de coagulação do sangue e até de doenças inflamatórias autoimunes como a artrite reumatoide, espondilite anquilosante, psoríase ou doença inflamatória do intestino. Todas são crónicas e provocam um impacto profundo na vida dos doentes, razão por que convém despistá-las o quanto antes.

ECZEMA

Trata-se de uma inflamação aguda ou crónica na pele, muitas vezes bastante dolorosa… e pode ser também já o sistema nervoso a dizer-lhe que tem demasiado stress e ansiedade acumulados, a ponto de estar a somatizar no corpo transtornos emocionais. Neste caso, o maior problema ao nível do diagnóstico é o facto de a pessoa não ter consciência de que o eczema estará a ser causado pelos seus próprios sentimentos.

ACNE

É normal nos adolescentes, por muito que suspirem por se verem livres dela. Já a presença continuada de acne em mulheres adultas pode ser uma manifestação de problemas hormonais e estar, inclusivamente, relacionada com problemas mais graves como a síndrome do ovário poliquístico (associado a problemas metabólicos, hiperandroginismo, ovulação irregular e infertilidade).

MANCHAS

Mais concretamente umas irregulares, cor de café com leite, com todo o ar de serem inofensivas. E em si mesmas são-no, de facto, embora também possam querer dizer que a pessoa tem neurofibromatose – uma doença hereditária que provoca o crescimento anormal no corpo de tecido nervoso, formando pequenos tumores externos (neurofibromas).

PRURIDO

Se lhe aparecerem erupções cutâneas nos braços, cotovelos, joelhos, nádegas e pescoço, quase sempre a provocarem muita comichão, pode significar que tem a doença celíaca. Mais uma vez, estas erupções cutâneas são facilmente confundíveis com as causadas por muitos outros problemas de saúde (inclusive outros problemas gastrointestinais), além de que nem todos os celíacos têm o mesmo grau da doença ou manifestam os mesmos sintomas. Análises imunológicas e uma biopsia ajudarão a confirmar o diagnóstico.