Família surpreende homem transgénero

Richard Alcântara, de 22 anos, transgénero, chega ao pátio onde uma fila de homens, sem camisa, está de costas para ele. De repente, todos se viram e mostram que têm fita adesiva a tapar os mamilos (até um bebé), semelhantes às que ele usa para cobrir os próprios seios. “É pra você cara! Porque você merece!”, diz o tio de Richard, que organizou tudo. O brasileiro, completamente apanhado de surpresa, começa a chorar enquanto abraça os familiares.

Esta é a descrição de um vídeo publicado no Facebook pela namorada de Richard, Yuri Almeida, que gravou o momento em que a família homenageia e dá força ao jovem que está a fazer a transição de sexo feminino para masculino, mas que ainda não conseguiu angariar dinheiro para fazer uma mastectomia (cirurgia de remoção das mamas). Tudo para que ele se sentisse mais à vontade à frente da família quando não está a usar camisola.

O caso aconteceu em São Caetano do Sul, interior de São Paulo. Na publicação, a namorada escreveu que há um ano o companheiro “sofria com a fase de aceitação e temia a rejeição da família”, inclusive já tinha tentado “contra a própria vida por consequência de depressão”.

“Essa é uma demonstração de amor incondicional de uma família. Mesmo com tanta diversidade sempre colocou amor e união acima de tudo. O preconceito não tem espaço onde amor e respeito se fazem presente”, escreveu a namorada no post. No Instagram, Richard garantiu que tinha sido o “momento mais lindo” da sua vida.