Estrela-do-mar apanhada a mostrar as partes íntimas

Tudo o que vem à rede é peixe? Bem, neste caso não foi, mesmo tratando-se de um animal marinho. Mais propriamente uma estrela-do-mar, que acabou por cair na rede, a da Internet, apanhada a mostrar o que parecem ser as suas partes íntimas.

O que se sabe: AKARI, uma utilizadora da rede social Twitter, visitou no mês passado o Aquário do Pacífico, em Long Beach, Califórnia, Estados Unidos. No fim, postou uma foto que lhe pareceu engraçada, com a seguinte descrição: “Hoje visitei o aquário e vi uma estrela-do-mar com um grande rabo”. A brincadeira viralizou. Em pouco tempo, a imagem, que AKARI pensou que “apenas fosse ser vista por duas pessoas”, acabou por ter mais de 4,4 mil cometários, 173 mil partilhas, e superou os 639 gostos.

O animal é que ficou roxo de vergonha. Quer dizer, a verdade é que este equinoderme da espécie Mediaster aequalis já tinha essa cor mesmo antes de ser fotografado. Os usuários acharam-lhe tanta piada que começaram a compará-lo à personagem Patrick, dos desenhos animados “SpongeBob SquarePants”, figura conhecida por exibir o traseiro. E os memes também não se fizeram esperar.

Mas, afinal, a estrela-do-mar estava mesmo a mostrar o rabiosque? Sim e não. Os equinodermes têm um sistema excretor e um ânus —, que, no caso das estrelas-do-mar, fica situado no centro do corpo, na parte “inferior”. Isto é, no lado que está geralmente virado para baixo quando vemos o animal).

Segundo a explicação que o biólogo Nate Jaros deu ao jornal “USA Today”, as nádegas que aparecem na foto são os músculos contraídos dos braços do ser marinho, que sobressaíram quando ele se segurou à rocha. “As estrelas-do-mar às vezes relaxam os seus braços, como quando estão a comer”, revelou. Ou seja, como o corpo da estrela-do-mar está alinhado verticalmente, quando se põe “de pé” a gravidade faz com que as estruturas internas da criatura “descaiam”, produzindo formas que se assemelham às nádegas humanas, explicou o biólogo.