Dominó: o jogo onde menos é mais

Domino Gratias. Era essa a expressão em latim utilizada pelos padres quando queriam agradecer a Deus qualquer graça divina. E foi essa a origem histórica da denominação do dominó, jogo que chegou aos dias de hoje com 28 peças retangulares, marcadas em dois lados divididos a meio.

Do duplo zero (conhecido na gíria como sabonete) ao duplo seis (a peça máxima). O objetivo dos jogadores é livrarem-se o mais depressa possível das sete pedras recebidas no início de cada partida. Se o desenrolar da mesma não permitir que todas sejam despachadas, ganha quem chega ao final com menos pontos. Ou seja, o dominó premeia quem menos tem, coisa rara quando se fala em jogo.

O dominó tem origem na China antiga. O inventor foi o general Hung Ming (243-182 a.C.), que concebeu tal ideia para entreter os soldados nos períodos de tédio e para impedir que adormecessem durante as noites em que eram esperados ataques das tropas inimigas. Mais tarde, no século XII, manuscritos encontrados na atual Mongólia referenciam a prática do dominó entre a população local.

A chegada à Europa aconteceu apenas muitos séculos mais tarde. A responsabilidade foi de missionários italianos na China, que trouxeram o dominó como novidade entre o final do século XVIII e o início do século XIX. O jogo rapidamente ganhou fama também em França e tornou-se depois popular na Grã-Bretanha. Portugal também entrou na rota e aderiu à moda, tornando-se o então o dominó muito praticado entre as camadas mais baixas da população, sobretudo nas chamadas tabernas.

O material das peças que compõem o dominó, esse, foi evoluindo. Começaram por ser quase rudimentares feitas em madeira, como a de ébano. Ossos de animais foram também utilizados, assim como vários tipos de pedras. Hoje, as versões mais comuns são as de plástico, que muitas vezes imitam mármore ou granito.

Apreciado em todos os continentes, o dominó é dos poucos jogos considerados globais. Há, contudo, quem lhe atribua males maiores, como acontece no estado americano do Alabama, onde uma lei proíbe que seja jogado ao domingo. Razão? É considerado uma ofensa à moral e à saúde públicas. Os infratores estão sujeitos a multa entre os dez e os cem dólares (nove a 90 euros), além de penas de prisão ou de trabalho comunitário que podem ir até aos três meses.

Recordes do Guinness

O maior muro

O dominó popularizou-se, também, como fonte principal para algumas construções que bateram máximos mundiais registados nos célebres Guinness World Records. Por exemplo, o maior muro formado por pedras de dominó tinha qualquer coisa como 40,14 metros e foi construído em 2016, na Áustria. Envolveu um total de… 42 713 peças.

Pirâmide de peças

Em 2009, na Holanda, país que tem um dia anual dedicado ao dominó, um grupo de entusiastas conseguiu sobrepor quatro milhões de peças de dominó. Para ser mais exato e citar os números oficiais, foram 4 491 863 as peças montadas em pirâmide.