Criança canta e dança de felicidade após última sessão de quimioterapia

Texto de Ana João Mamede

Solomon Haufano Jr é um menino de cinco anos. Seria mais um menino americano não fosse o facto de estar a ter um início de vida dramático. Com um ano, perdeu o pai. Aos quatro anos, soube que tinha um cancro no estômago. Os últimos meses foram passados em tratamentos de quimioterapia. Uma longa e desgastante maratona que terminou no início do ano. Quando soube que ia regressar a casa, cantou e dançou. De felicidade.

A cena – do menino a dançar e a cantar “Billie Jean”, música de Michael Jackson, o seu cantor favorito – foi gravada no hospital pediátrico de Seattle, nos Estados Unidos, e as imagens, partilhadas pela página “Strong Against Cancer”, têm causado furor nas redes sociais. Muitos foram os internautas que, emocionados, reagiram à publicação com mensagens positivas para mostrar o agrado que sentiram ao ver a felicidade do pequeno lutador.

A mãe, Leni, batizou-o em honra do progenitor, Solomon Haufano, que, em 2013, soube que tinha um cancro no cérebro. Leni engravidou antes de o marido iniciar o tratamento, mas, um ano após o início da quimioterapia, Solomon faleceu. Quatro anos depois, em maio de 2018, Leni não queria acreditar que vivia a mesma realidade. E muito menos com um filho. Solomon Jr começou, então, os tratamentos contra um cancro raro no estômago.

https://www.facebook.com/strongagainstcancer/videos/2220801704912788/

Através de uma tia, o menino conheceu a música e a dança de Michael Jackson, que passou a idolatrar. E foi assim, de olhos nos vídeos do rei da pop, que passou muitas das horas no hospital. “Ele não compreendia o que era o cancro. Não entendia porque não podia sair do hospital, porque passávamos lá tanto tempo, mas a música ajudou”, declarou Lutui, a irmã mais velha do menino, à rádio “King 5”.

Agora, no início do ano, Solomon Jr terminou a quimioterapia e regressou a casa. Ainda toma medicação, naquela que será a etapa final para vencer o cancro, mas está feliz. E continua a cantar e a dançar os temas de Michael Jackson.