“Ciência e investigação em Portugal para combater o cancro” vence prémio de jornalismo

Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

O artigo “Ciência e investigação em Portugal para combater o cancro”, da jornalista Cláudia Pinto, publicado na “Notícias Magazine”, foi distinguido com o Prémio de Jornalismo SciComPt 2019, organizado pela Associação de Comunicação de Ciência SciComPt

A cerimónia de entrega do galardão, antecedida por um debate sobre Jornalismo de Ciência, realizou-se nesta segunda-feira, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O júri foi presidido por José Vítor Malheiros e composto por Ana Sousa Dias, António Granado, Júlio Borlido Santos e Mónica Bettencourt Dias, nesta que foi a primeira edição do prémio que tem como objetivo promover a comunicação em ciência e apoiar o trabalho de profissionais dessa área.

O dossiê, com fotografias de Reinaldo Rodrigues, da Global Imagens, publicado na nossa revista a 4 de fevereiro de 2018, retrata cinco projetos revolucionários que colocam Portugal no topo da investigação da área oncológica. Através deles, propõem-se rastreios, diagnosticam-se previamente vários tipos de cancro em famílias inteiras, oferecem-se tratamentos oncológicos com maior qualidade e salvam-se vidas.