Chefs de palmo e meio dão cartas na cozinha

Foto: João Silva/Global Imagens

Texto de Marisa Silva

Os ingredientes ainda estão na ponta da língua. Para o bolo arco-íris, dividido em três camadas, os irmãos Maria, Francisco e Clara usaram kiwi, ananás e morangos. Há dois anos, a receita dos Simões conquistou o júri da primeira edição do concurso Brincar na Cozinha com Teka. Em 2018-19, a vitória coube à dourada com batata-doce e legumes, uma especialidade da família Amaral.

Na hora de confecionar as refeições, os pequenos chefs não têm receio de meter as mãos na massa. Fazem de tudo um pouco: descascar fruta, cortar legumes, lavar e temperar a salada. Mantê-los fora da cozinha é missão quase impossível. Que o diga Rita Simões, mãe de Maria, Francisco e Clara: “Cozinhar não é um castigo. É muito bom para a educação deles e para perceberem que as coisas não caem do céu. É um dos alicerces para se tornarem adultos melhores”.

O Brincar na Cozinha com Teka está de regresso e as inscrições já arrancaram. Quem se quiser candidatar só precisa de juntar a família, escolher uma receita e filmar ou fotografar as principais etapas da confeção. Depois, é seguir o regulamento: aceder ao site até 30 de novembro, carregar as fotografias ou o vídeo e aguardar pelos resultados da votação online.

Nos respetivos formulários de candidatura, tanto a família Amaral como a Simões submeteram um vídeo caseiro. Criatividade, entreajuda e espontaneidade foram alguns dos ingredientes imateriais que lhes garantiram um lugar na final.

“Inicialmente, a ideia era retratar a história de um salmão que queria ser frango. Mas como moro no Porto e a minha irmã em Lisboa, o encontro não se proporcionava. Quando o nosso pai faleceu, encontrámo-nos em S. Pedro do Sul e, nesse dia, gravámos o vídeo. Como não havia salmão, simplificámos e fizemos dourada”, recorda Rita Amaral Carvalhas.

Separados por 300 quilómetros, o Brincar na Cozinha com Teka permitiu aos Amaral estarem juntos “mais três ou quatro vezes” do que o previsto. Maria Tomé, a sobrinha de Rita Amaral Carvalhas, tem dez anos. Na memória guarda o momento da vitória. “Enquanto estava à espera dos resultados, contei à mãe [Vanessa Amaral da Costa] que tinha visto um cartaz com o nosso nome. Não quis acreditar.”

Terminado o passatempo, as famílias continuaram a reunir-se à volta da bancada. E há aprendizagens que ficaram para a vida: “Para cortar o papel vegetal costumávamos colocar uma forma por cima e circundar com o lápis. Mas a chef Joana Byscaia ensinou-nos uma técnica muito mais rápida”, revela Rita Simões.

Além da cozinha, a família partilha o gosto pelos animais. E até arranjou uma forma de relacionar os dois mundos. “Temos uma tartaruga chamada Juliana e um gato, que é o Branquinho”, diz Maria Simões. “Juliana é por causa da sopa”, justifica a mãe.

Viajar em família

Cozinhar em equipa deu prémios aos vencedores. A família Simões recebeu um vale da Teka para gastar em eletrodomésticos e cinco dias num dos hotéis Vila Galé. O Porto foi o destino escolhido. Subiram à Torre dos Clérigos, visitaram a Livraria Lello e passearam junto às margens do Douro. Compraram ainda um forno, uma placa e uma máquina de secar roupa. “Como a placa não tem a chama, eles acabam por cozinhar ainda mais. Não há tanto perigo como com o fogão a gás”, salienta Rita Simões.

Premiada com eletrodomésticos e uma viagem, a família Amaral ainda não usufruiu do passeio. Falta reunir consenso quanto ao destino. Uns querem o Brasil, outros os Açores. Para já, no calendário, estão reservadas duas datas: a Páscoa, em abril, e o dia do Trabalhador, a 1 de maio.

RECEITAS VENCEDORAS

Bolo Arco-íris

A família Simões venceu a primeira edição do concurso, em 2017, com um bolo cheio de cor. (Foto: Diana Quintela/Global Imagens)

Ingredientes para o bolo:
2 chávenas de açúcar
1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado
3 ovos
1 chávena mal cheia de óleo
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha com 1 colher de fermento
Corante alimentar (vermelho, amarelo e verde)

Ingredientes para a decoração:
1 pacote de natas
4 colheres de sopa de açúcar
Morangos, ananás e kiwi partido aos pedaços

Preparação do bolo:
Bater bem os ovos com o açúcar Juntar o óleo, o leite e a farinha com o fermento. Misturar bem. Separar em três taças a mistura e adicionar um corante diferente em cada taça. Levar ao forno a 180 graus durante 30 minutos.

Preparação da decoração:
Bater as natas com o açúcar e reservar. Barrar o bolo verde com chantili, colocar o amarelo por cima, barrar o amarelo com chantili e por fim colocar o vermelho. Cobrir todo o bolo com o restante chantili e decorar com as frutas.

Dourada com batata-doce

Vencedora em 2018-19, à família Amaral ainda falta usufruir da viagem conquistada. (Foto: João Silva/Global Imagens)

Ingredientes:
1 dourada grande
1 batata-doce de polpa amarela
1 batata-doce de polpa roxa
1 batata-doce de polpa cor de laranja
1 cebola roxa
1 haste de aipo
2 dentes de alho
Azeite
4 pés de tomilho, só as folhas
1 limão, só o sumo
Sal

Preparação:
Descascar a cebola, cortá-la em meia-lua e dispô-la numa assadeira. Lavar a dourada e fazer três golpes na diagonal, no lombo de cada lado e colocar sobre a cebola. Descascar as batatas-doces, cortá-las às rodelas e colocá-las numa assadeira com o aipo cortado às rodelas. Numa taça, colocar os alhos finamente picados, o sal, o tomilho o azeite e o sumo de limão. Com um pincel de cozinha, pincelar abundantemente a dourada por fora e dentro da barriga, as batatas-doces e o aipo. » Levar ao forno a 180 graus durante 25 a 30 minutos.