Chapéus para um inverno mais cool

Texto por Sara Oliveira

Usaram-se nos anos 1960 e também nos 90 e estão de regresso às ruas. Falamos dos “bucket hats”, que muitos conhecem como chapéus de pescador, que “têm vindo a ser tendência, principalmente no universo mais jovem, quer usado por mulheres quer por homens”. Quem o diz é o editor de moda e stylist Diogo Raposo Pires, destacando a aposta das marcas neste acessório.

Desportivo ou mais formal, o chapéu em formato de balde pode encaixar com estilo nas cabeças. E assim deu o exemplo a Dior, ao apresentar propostas com padrões ou simplesmente em preto, mas com um pormenor de renda a destacar. Outras marcas de luxo seguiram o exemplo, mas há sugestões mais acessíveis a considerar. Até porque, como sublinha Diogo, “é um complemento de moda que pode ter alguma utilidade em dias de chuva ou frio, mas também pode ser usado como estilo todos os dias, independentemente da meteorologia”.

Este tipo de chapéu surgiu no início do século XX, feito de lã para proteger os pescadores e agricultores irlandeses contra a chuva, tendo sido mais tarde aliado dos soldados na Segunda Guerra Mundial e também na Guerra do Vietname. Mas os tempos mudaram e “cada vez mais vão ser usados para dar uma aparência cool. E com uns óculos pequenos e fininhos dará um ar mais irreverente”, sugere Diogo Pires.

Na atualidade e no Mundo inteiro, os “bucket hats” também conquistaram as celebridades. Rihanna está entre as que surgiram em eventos públicos com um exemplar na cabeça, uma das vezes a combinar com um sedutor vestido Versace, mostrando que pode ser uma escolha versátil e à altura de quase todas as situações. Basta dobrar e guardar na carteira e usar para mudar ou agasalhar na hora certa.