Carnaval com notas de beleza e muito brilho

Texto de Sara Oliveira

O próximo fim de semana será marcado pelo Carnaval, com festas em todo o país, encontros entre amigos e saídas pela madrugada com ou sem disfarce à mistura. Para quem não aprecia as fantasias tradicionais, não faltam alternativas para emprestar um toque de graça ao visual. Sem esquecer que brilho e cor rimam com folia.

Nas lojas mascarilha.pt, o gerente Alexandre Teixeira reconhece que “há muita procura do que as pessoas veem na televisão”. Dessa forma, “a série ‘A Casa de Papel’ tem influenciado a escolha no que respeita a adultos. Já os miúdos querem vestir-se de Ladybug ou outros super-heróis dos desenhos animados”.

Depois, “há uma vasta gama de máscaras venezianas, que empresta sempre um lado místico e glamoroso, e que leva até à origem do Carnaval de Veneza”, aponta o responsável, notando que “há opções a partir dos 3 euros, que são as mais simples, como as da Peste Negra, até às mais elegantes, que podem chegar aos 30 euros”. A isso, somam-se mágicas perucas que emprestam uma nova identidade.

Olhares a rigor

Pede-se originalidade nesta quadra, com mais ou menos arrojo no resultado final. Com o curso feito na Venezuela, onde viveu 25 anos, a maquilhadora Mary Carfora dá o exemplo de algumas caracterizações na própria pele, mostrando-as nas redes sociais e no blogue pessoal.

Participante no famoso cortejo que percorre o Funchal, de onde é natural, sabe como adequar a maquilhagem a cada ocasião, defendendo que, “individualmente, é permitido brincar com sprays para o cabelo – que também pode ser pintado com giz – e glitters, dependendo do gosto de cada um”.

Para Mary, devem-se destacar “principalmente os olhos e os lábios, sempre sobre um rosto bem preparado e hidratado”. Também se podem colocar pestanas postiças e lentes de contacto fantasia, “daquelas que não se usam no dia-a-dia”.

Além de lentes de contacto coloridas ou que imitam o olhar de um felino, lobisomem ou zombie, existem óculos de sol que encaixam perfeitamente no espírito da época e que parecem de uma autêntica gata ou de um agente secreto ao estilo 007.

Da cabeça aos pés

Sediada no Porto, a Musa é uma marca nacional especializada num glitter cremoso que facilmente se aplica em qualquer parte do corpo, “com especial incidência nas pálpebras”, sem necessidade de “primer” ou cola para brilhar durante muitas horas.

São oito as cores disponíveis em permanência, todas com nomes de deusas, do prateado e dourado a tons menos habituais, como roxo, rosa e verde, mas “todos os meses é lançada uma nova cor de edição limitada”, descreve a CEO, Rita Dobrões, garantindo que “são uma boa escolha para o Carnaval”. Apenas com loja online, as encomendas, garante, demoram entre “um a seis dias a chegar a casa”.

A par da maquilhagem, os cabelos podem ser decorados com bandoletes mais exuberantes, algumas ao género de princesas ou deusas gregas. As flores também podem ser aplicadas tal como as espanholas ou como Frida Kahlo, bastando por vezes usar um vestido preto para arrasar. Assim mesmo confirma o “pro.visual artist” Ricardo Pedro no Instagram [ricardopedro_lab], onde se coloca à disposição para “dar vida até ao desejo mais inusitado”.

Folhos e franjas no vestuário jogam bem com a ocasião e se forem em cores vivas ou tons flúor ainda melhor. Quase tudo é permitido, mas aposte em lantejoulas na composição do look para a festa. E, tendência no quotidiano, as bolsas à cintura são também para se usar, de preferência em materiais brilhantes ou paletas garridas e que se façam notar.