Camiões do lixo expõem imagens premiadas pelo World Press Photo

Texto de Bruna Sousa

Dez camiões do lixo circulam na Maia com fotografias, em tamanho gigante, vencedoras do maior concurso de fotojornalismo do mundo. O município, dessa forma, oferece cultura às pessoas enquanto os veículos cumprem a função de recolher resíduos urbanos.

As imagens premiadas pelo World Press Photo 2019 foram captadas por fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais. Entre os painéis encontra-se a imagem “Viver no meio do que foi deixado para trás”, captada pelo fotógrafo português Mário Cruz e galardoada com o 3.º prémio na categoria de Ambiente.

A exposição completa, cuja entrada é livre, pode ser vista no Fórum da Maia, até 22 de novembro, de terça-feira a domingo, das 9 às 22 horas.

A prática de exposição itinerante já vem sendo recorrente no município maiato. Nos últimos dois anos a Maiambiente desenvolveu parceria com a Escola Superior de Artes e Design (ESAD), de Matosinhos, no projeto “C-MOBILE: Cultura em Movimento”, que visava também a exposição móvel de arte urbana nos camiões do lixo.