Biodegradáveis #soquenao

Os sacos de plástico biodegradáveis afinal não são assim tão ecológicos, aponta um relatório de investigadores da Universidade de Plymouth, em Inglaterra, publicado na revista científica “Environmental Science and Technology”.

Os cientistas testaram diversos tipos de sacos: os convencionais, os compostáveis e ainda os biodegradáveis. Depois de os terem exposto a variados ambientes – solo, mar e ar –, concluíram que, ao fim de três anos, nenhum dos materiais se tinha decomposto completamente.

Os que tinham sido deitados ao mar e os que tinham sido enterrados ainda podiam ser utilizados no transporte de compras (como se pode ver na imagem).

Só os compostáveis desapareceram após três meses em ambiente marinho. No entanto, apesar de já não poderem aguentar o peso das compras passados 27 meses debaixo de terra, a verdade é que também não se decompuseram completamente.

O estudo abre assim portas à desconfiança dos produtos biodegradáveis que deveriam, em tese, desaparecer mais rápido na natureza.