Animal Print - O reino animal mantém-se como inspiração para as principais marcas internacionais. Ter uma peça de roupa, calçado, acessório ou look total com estampas destas é ter a certeza de que está na moda. Os padrões de cobra, zebra e leopardo têm o dom da versatilidade, servindo para momentos de lazer e mais formais. Se tem medo de arriscar no look completo, pode optar por conjugar uma peça “animal print” com outra de cor forte, de preferência uns sapatos ou uma blusa. (Foto: Tommy Hilfiger)
Aldo - 69,95 euros
C&A - 24,90 euros
Intimissimi - 45,90 euros
Kocca - 47,50 euros
Mango - 29,99 euros
Floral - Não é novidade e chega sombria e em fundo escuro, traços de caráter da estação mais fria. Não deixa de fazer lembrar um buquê dramático ou flores que parecem tiradas de um jardim secreto, cheias de delicadeza e romantismo. O padrão floral está presente em várias peças e em acessórios que podem ser usados nas mais variadas combinações. Dito isto, o vestido floral é sem dúvida a peça de maior destaque, podendo ser conjugado com um blusão de pelo ou uma capa, dois elementos que são também uma tendência deste inverno. (Foto: Etro)
Guess - 149,90 euros
Dr. Martens - 189 euros
Pepe Jeans - 69,90 euros
Pied de poule - Sinónimo de elegância, este padrão preto e branco é um clássico. Popularizado por Coco Chanel na década de 1930, o entrelaçado dos fios deste tecido em lã faz lembrar os pés de uma galinha (à letra, “pied de poule”). Mas existe também uma versão mais ampliada apelidada de pied de coq (pé de galo). É possível encontrar este padrão em lenços, carteiras, casacos e vestidos, que podem ser conjugados com outras peças de cores alegres, trazendo assim um ar moderno ao estampado clássico. Conjugá-los numa mistura de padrões também resulta. (Foto: Barbara Bui)
Tommy Hilfiger - 49,90 euros
Tous - 159 euros
Twinset - 453 euros
Xadrez ou tartan - Mais antigo e de origem escocesa, foi reinventado pelos designers e volta a ter destaque nos desfiles de moda. Os antigos quadrados vermelhos continuam mas o leque de cores aumenta, dando lugar ao laranja, verde, cinza, amarelo, rosa, roxo e preto e branco. Nesta temporada é usado em blazers de corte de alfaiataria, saias, calças, camisas, casacos compridos e vestidos, em figuras geométricas grandes ou pequenas. Podem ser usados em qualquer ocasião como apontamento ou em look completo, sendo esta a verdadeira tendência. É um padrão que traz sofisticação a qualquer visual. (Foto: Nina Ricci)