Texto de Sara Oliveira
Não sendo já preciso ser da nobreza para casar com um príncipe, como provou Meghan Markle, também se dispensa o título para usar coroa. Assim dita a moda que coloca as tiaras em foco no universo feminino, sem obrigar a longos vestidos ou coordenados clássicos. Não há necessidade de dar uma volta de 180 graus no guarda-roupa para as usar, mas é importante que a mulher tenha atitude e assuma o acessório que, por norma, nada tem de discreto.
“As tiaras estão a deixar de ser um acessório de luxo e só para que quem ‘de direito’ as possa usar”, aponta o stylist Ricardo Aço, recordando a falecida atriz americana Elizabeth Taylor, “que compunha os seus looks com preciosas tiaras”. Acrescenta: “Hoje em dia temos para todos os gostos, não apenas as metalizadas e com pedras preciosas, mas também com materiais menos nobres e em tecido”. E há para todos os gostos e bolsas, ainda que muitas a preços que, independentemente da linhagem, não estão ao alcance de todos.
A cortina para esta tendência abriu-se em setembro, nos desfiles que anteciparam a primavera-verão 2019. Miuccia Prada, a designer por detrás da marca Miu Miu, colocou tiaras (ou “Alice band”, como também são denominadas) em versões estampadas, lisas e com aplicações, na cabeça das manequins. Em novembro, a mulher do príncipe William, Kate Middleton, apresentou-se em público com uma peça acolchoada, tão em voga. Outras marcas internacionais, como Saint Laurent, Gucci ou Prada, também têm propostas desse género ou mesmo mais arrojadas. A Dolce & Gabbana, como notou Ricardo Aço, destaca “tiaras em forma de laços invertidos, num metalizado espelhado”.
Em Portugal, a designer de joias Maria João Bahia oferece opções personalizadas à medida de cada cliente, além de três modelos disponíveis em loja.
Segundo Ricardo Aço, estas peças “podem ser usadas de variadíssimas maneiras, quanto à posição na cabeça”. Tradicionalmente, usam-se no topo da cabeça, ou são colocadas à frente da testa. “Uma das melhores maneiras para se usarem no dia-a-dia é atrás da cabeça, por baixo até de um apanhado.”
Versáteis, os diademas (outro nome para as tiaras) jogam atualmente com todas as ocasiões e até valorizam os traços do rosto, tal como as celebridades que se avistam nas revistas e redes sociais. Para um look mais sofisticado, prenda o cabelo e deixe a tiara brilhar. Se a intenção é ter pinta, mas de forma descontraída, num estilo boémio chique, coloque a “coroa” sobre os cabelos soltos, lisos ou ondulados.
As flores continuam em alta e a rematarem muitas das propostas que evocam outras décadas, até porque, já se sabe, a moda é cíclica. Por isso, vale a pena ver o que se guardou de outras épocas e, quem sabe, dar nova vida ao que estava esquecido.