Ana Guiomar: “Tenho perfeita noção de quem sou, como cheguei até aqui e do que quero ser”

Foto: Paulo Spranger/Global Imagens

Texto de Sara Dias Oliveira

Vejo bem…

Falar dos meus defeitos é fácil, pior é falar das qualidades. Sinto sempre que me estou a autoelogiar ou a autovalorizar e fico meio sem graça. O desafio era olhar-me ao espelho, olhar para mim, olhar-me sem medos, sem receios ou sem grandes máscaras e artifícios. Quem melhor do que eu para o fazer?!

Segurança. Foi uma coisa que cresceu com a idade. Hoje em dia tenho perfeita noção de quem sou, como cheguei até aqui e do que quero ser.

Autoconfiança. Ligo muito isso à parte profissional. Não há nada como ser confiante em relação à nossa imagem e capacidade de trabalho.

Positivismo. Sempre fui muito positiva, mesmo em criança lembro-me sempre de acreditar e pensar em coisas boas. Claro que tenho dias maus como toda a gente, mas passam depressa e não deixam rasto.

Vejo mal…

Os defeitos, esses são mais persistentes, por mais que tente contrariar eles teimam sempre em aparecer. Têm bastante personalidade os meus defeitos.

Ansiosa. É um dos meus maiores problemas, tenho rapidamente de aprender a controlá-lo.

Perfecionista. Acho que isto já não é defeito, é feitio. Foco-me sempre no que está mal e pode ser melhorado.

Teimosa. Sou assim desde pequena. Quando tenho a certeza de algo teimo até ao fim.

Estas três características juntas, em alguns dias, são bastante explosivas, fazem com que exija muito de mim e isso pode ser muito desgastante. Vou tentar melhorá-las neste 2019.