Resposta dada por médicos, nutricionistas e dentistas surpreendeu os especialistas.
Nas aulas de física e de química aprendemos que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Andrew J. Brown, professor, e Ruben Meerman, investigador, ambos da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, com base na lei da conservação das massas, questionaram 150 profissionais da área da saúde sobre o destino da gordura que é transformada em energia quando se perde peso.
A resposta, dada por médicos, nutricionistas e dentistas, surpreendeu os especialistas. Apenas três das 150 pessoas souberam responder corretamente à questão. A maioria afirmou que os quilos que se perdem são transformados em calor; alguns disseram que a gordura se convertia em músculo; e outros pensam que o peso é eliminado através das fezes.
Quando alguém perde dez quilos, 8,4 desses quilos são expelidos como CO2. Os pulmões são, portanto, o principal órgão excretor da perda de peso
Andrew J. Brown e Ruben Meerman
Assim como o dióxido de carbono é emitido pelas vias aéreas, a água passa pelo sistema circulatório até ser eliminada em urina ou suor. Os especialistas afirmam que os carboidratos, quase toda a gordura e o álcool consumido são transformados em CO2 e H2O. O mesmo acontece com a maioria das proteínas. O único tipo de alimento que chega intacto ao intestino, e é eliminado através das fezes, é a fibra dos alimentos, como o trigo por exemplo.
Está comprovado que não é possível perder mais peso se aumentar o ritmo da respiração, dado que a hiperventilação pode provocar tonturas e desmaios. Ou seja, a única forma de perder a gordura em excesso é reduzir as calorias ingeridas e aumentar a quantidade de dióxido de carbono que expulsa com mais exercício físico.