A pátria que nos guarda notas, cartões e documentos

A freguesia de Benedita, em Alcobaça, é um pólo de calçado e marroquinaria. Quem o confirma é Sara Mateus, designer gráfica e uma das fundadoras da António – a Handmade Story. É no concelho leiriense que a empresa, onde trabalha uma dúzia de artesãos, está sediada. Sara e Ana Isabel, irmãs, cresceram na fábrica António e Mateus, entre peles e malas, produzidas de forma artesanal para várias casas.

Quando a escassez de trabalho ameaçou o negócio de manufatura, há três anos, decidiram criar uma marca própria. “Não procuramos acompanhar as tendências. Queremos que a marca seja slow fashion, sustentável e intemporal”, diz Sara. A preocupação ambiental reflete-se na matéria-prima: pele com curtimenta vegetal, matéria orgânica e biodegradável, resultado do desperdício da alimentação. Em homenagem ao pai, deram à marca o nome de António.

Também na Benedita funciona desde 2012 a Montado, de produtos em cortiça. Susana Fialho, gerente, reconhece: “Vimos neste setor uma possibilidade de ir além-fronteiras com um produto tão português como a cortiça”. As vantagens dos produtos neste material? “É sustentável, ecológico, biodegradável, leve e impermeável.”

Anita Silvestre, consultora de imagem e “life coach”, revela que “a carteira é importante, por ser um objeto que assume relevância em vários contextos no dia a dia, essencialmente em interações sociais”. Susete Lourenço, organizadora profissional da Home Optimizer, corrobora: “É um elemento importante na organização e na imagem pessoal”.