“A minha dama nunca se atrevia. Tenho uma caçadeira lá em casa”

Notícias Magazine

Hoje, nas entrevistas que nunca fiz, faz de conta que tenho comigo Keidje Torres Lima, mais conhecido por Valete. Digo faz de conta porque, tal como na música que tem dado que falar, chamada B.F.F., o rapper defende-se dizendo que aquilo é tudo a fazer de conta, como num filme ou num livro. Olá, Valete, acha que realmente é assim, não há ali nada de incentivo à violência sobre as mulheres?
Ya, é só uma música. Uma cena cinematográfica. Uma história.

Hum… Se é isso, desculpe lá dizer-lhe, mas, sendo eu argumentista, é uma história muito má.
Porquê?!

Ilustração: Mafalda Neves

Então, o tipo chega a casa. Apanha a mulher com o melhor amigo e mata-a. Depois acorda todo suado e era um pesadelo, ela diz-lhe para ele ir à casa de banho. Ele vai, e o amigo sai do armário onde estava escondido. Quer dizer que ele esteve ali toda a noite?! Coitado. Em pé? Num armário daquele tamanho? Sem poder tossir ou ir fazer chichi. Que violência. Vá lá que não era um armário do IKEA senão aquilo rangia por todo o lado.
Por caso não tinha pensado nisso.

Só se ele fosse daqueles guardas da rainha. E ainda por cima arrisca sair quando você vai à casa de banho em vez de quando você estava a dormir profundamente. Vá lá refazer aquela letra.
Eu não aceito censuras! Vou a sua casa e parto-lhe um armário.

Não era censura. Era só pô-lo a dormir debaixo da cama para ele não ficar tão desconfortável durante uma noite inteira. Eu não sou a melhor pessoa para lhe dizer que não se deve ameaçar as outras. Mas fica um bocado estranho dizer que é contra a violência sobre as mulheres e a seguir prometer pancada às que o criticam.
Estava irritado.

Normalmente é assim que está a maioria dos homens que mata ou exerce violência sobre as mulheres.
Eu estou farto do politicamente correto. Hoje em dia não se pode fazer nada que não venham logo movimentos tentar abafar-nos.

Em parte é verdade, mas não sei se se lembra que se não fossem certos movimentos, como o do Martin Luther King, estávamos muito pior do que estamos.
Até parece que não continua a haver racismo.

Continua. Por isso é que há movimentos feministas, é porque ainda há muito para fazer. A minha dúvida é se o Valete pensa como o tipo do seu vídeo.
O que estava no armário?

Não, o outro. Que acha que a mulher é sua posse.
Não, nem pensar. A mim a minha dama nunca se atrevia a fazer uma coisa dessas que eu tenho uma caçadeira lá em casa.