A minha autocaravana é a tua autocaravana

Texto de Milene Marques

Rafael Pereira e Josefina Cardoso decidiram fazer algo diferente: alugaram uma autocaravana e percorreram a costa em miniférias com o filho de oito anos. Na Yescapa encontraram o equivalente às plataformas online de alojamento local, já que une proprietários de autocaravanas, ou furgões transformados, e hóspedes com vontade de passear sem amarras. A empresa francesa, conhecida como a “Airbnb de autocaravanas”, chegou a Portugal em julho de 2018 e já tem registados cinco mil utilizadores lusos.

A família de Aveiro encaixa-se no perfil mais comum dos hóspedes da Yescapa – casal com mais de 35 anos, com um ou dois filhos pequenos e vontade de desfrutar do litoral. Levantaram em Vila Nova de Gaia a autocaravana em que pernoitaram na Nazaré, Lisboa e Costa da Caparica.

Receberam de Andrea Vieira, a anfitriã, variados conselhos e sugestões. “Foi ótimo ter esse apoio. Qualquer coisa, estava sempre disponível”, salienta Rafael Pereira. “Seguimos algumas indicações e sugestões da Andrea, o que nos ajudou muito, já que somos novatos”, completa Josefina Cardoso.

O contacto pessoal será uma das maiores vantagens do recurso a esta ferramenta. Andrea Vieira gosta do que faz e de socializar: prepara rotas, vai buscar os hóspedes ao aeroporto ou às paragens de transporte público (de forma gratuita), prepara informação relativa à autocaravana. “Isto não é exatamente como arrendar um apartamento. Tudo tem especificidades de uso. Dá algum trabalho, é preciso ser rigoroso, preparar as coisas, acompanhar a viagem.”

Por isso, também está encarregue da gestão das autocaravanas de amigos e familiares, não lhe sobrando muito tempo para a arquitetura. Próprias, já tem três. O marido convenceu-a a comprar a primeira, uma Fiat Dethleffs, e foi paixão à primeira viagem na “Caravaninha”, ao Gerês. Contudo, havia também que rentabilizar o investimento num “bem que se vai desvalorizando e está parado muito tempo num ano”. Foi quando, numa pesquisa, encontrou a Yescapa.

“Ao início estava um pouco hesitante, mas após os primeiros alugueres percebemos que as pessoas também são cuidadosas se lhes apresentarmos as coisas preservadas”, confessa. O negócio corre-lhe bem. Revela que no pior mês, janeiro, consegue alcançar uma taxa de ocupação de seis dias. No melhor, agosto, de 27 ou 28 dias. Hóspedes estrangeiros são 75%.

“Vêm com uma ideia predefinida de viajar pelo litoral. Muitas vezes consigo convencê-los a experimentar outros lugares no interior”, conta. Andrea criou-lhes um roteiro pelo Douro, pelas aldeias históricas e pelas praias fluviais. Pelo caminho, vai somando amizades.

O destino mais pesquisado

A Yescapa tem 250 proprietários registados em Portugal e, nos primeiros seis meses a operar cá, teve cerca de 300 reservas, equivalentes a 1 600 dias de aluguer. Em 2019 espera triplicar estes números, refere Julie da Vara, diretora de operações. “Os portugueses estão muito entusiasmados com esta forma de viajar e alugar”, acrescenta a lusodescendente. Foi por ser o país europeu mais pesquisado na plataforma que a Yescapa quis expandir-se para cá, segundo a responsável. Nos primeiros cinco meses, a empresa calcula ter gerado meio milhão de euros aos anfitriões lusos.

“Os alemães estão loucos por Portugal. Gostam de alugar nesta altura, quando está mais frio na Alemanha.” A seguir aos portugueses, são eles quem mais recorre ao serviço cá. Depois vêm os franceses. Em 2018, 60% dos alugueres foram feitos por estrangeiros. A Costa Vicentina é dos lugares mais procurados, e também há muitos portugueses a viajar para Espanha e França.

A empresa, sediada em Bordéus, nasceu em 2012, partindo da constatação de que uma autocaravana privada apenas é usada em média 70 dias num ano, em França. Atualmente, a Yescapa está também na Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.

Planos à medida

Uma das vantagens deste tipo de aluguer é a disponibilidade de autocaravanas em diversos pontos do país, além da possibilidade do proprietário e do locatário ajustarem as condições da viagem, como os quilómetros a percorrer, “para um plano à medida”, sublinha Julie da Vara. Junte-se os preços, que poderão ser mais competitivos.

A Yescapa verifica os documentos do veículo “com regularidade”, assim como os do condutor, trata do seguro (contra todos os riscos), disponibiliza um contrato para avaliação das condições da autocaravana na altura do check-in e do check-out, recebe o pagamento – retido até ao segundo dia de aluguer, “para certificação de que tudo saiu bem” – e presta assistência 24 horas por dia. Tudo por uma “pequena taxa”.

Além das tradicionais formas de “rent a car” para autocaravanas ou furgões transformados, são cada vez mais os canais online portugueses que tentam oferecer um serviço de aluguer especializado para caravanistas aventureiros. É o caso da Indie Campers, da West Cost Campers e da Siesta Campers, esta última só com modelos Volkswagen, incluindo as clássicas pão de forma.

Apresentam uma frota para diversos gostos e vários extras, desde kits de cozinha, cama e limpeza a quilómetros ilimitados, transfer para aeroporto, check-in e assistência em viagem 24 horas por dia e seguros distintos. Alguns são cobrados à parte, outros não. A portuguesa Indie Campers traz a vantagem de, numa road trip pela Europa, poder deixar-se a autocaravana num dos diversos pontos onde opera, da Croácia à Islândia.

Rafael Pereira procurou uma autocaravana pela capacidade e funcionalidade do espaço, como o beliche que se transforma em garagem para a bicicleta do filho. Esta família quer repetir a experiência de poder “decidir o destino em andamento”, da próxima vez pelo interior do país.

Nicola, o filho do casal, gostou dos parques de campismo e passou muito menos tempo no telemóvel e na Internet. “As crianças adoram. A autocaravana é como uma casinha de brinquedos e a viagem não é tão aborrecida como de carro”, atesta Julie. “Sempre que não temos as autocaravanas ocupadas, viajamos. Temos descoberto lugares em Portugal que nunca imaginámos”, diz Andrea.

Veja também a reportagem em vídeo