A mesa também se veste a rigor

Amantes de decoração não descuram os pormenores e dão um toque especial à mesa de Natal, o que não significa usar louça com folhas de azevinho ou um conjunto de copos com renas. Apesar de a tendência ser decorar com tudo o que remete para a quadra, é possível preparar uma mesa requintada com o que temos em casa.

“Nesta época compra-se por impulso. Mas cada vez mais as pessoas querem um Natal que se prolongue todo o ano. Há peças que podem ser sempre usadas e que o cliente conjuga com apontamentos natalícios, como objetos decorativos e argolas de guardanapo”, diz Ana Mamede, dona da loja de decoração Porto iN, no Porto. Tendo em mente esse conceito, o espaço apresenta a sugestão da imagem.

Foto: Leonel de Castro/Global Imagens

São muitos os clientes que chegam à loja com objetos e pedem ajuda para complementar o que têm com outros produtos. Ana e Liliana Moreira, gerente do estabelecimento, fazem parte de uma equipa disponível para ajudar a criar um ambiente repleto de encanto.

Ana garante que há quem não dispense centros de mesa com elementos alusivos à quadra. “Estrelas, azevinho e plantas que tenham bagas, conjugados com pinhas, abetos e velas”, atesta Elisabete Monteiro, sócia-gerente da florista Pequeno Jardim, em Lisboa. Elisabete reconhece que, nesta época, o trabalho aumenta. Para eventos e convívios de famílias e de empresas, os clientes procuram “abrilhantar a mesa com tudo o que tenha vermelho, verde e dourado”. Ainda que o Natal surja em novas cores, há tradições que os portugueses fazem questão de manter.