A felicidade à flor da pele

Um pequeno palco, uma guitarra, aquele “Ay!” prolongado, quase aflitivo, e os tacões alinhados de dois bailarinos, movimentos certeiros, gotas de suor pelo rosto. Se a coleção primavera-verão 2020 da Kiabi tivesse olhos, ouvidos e pulsação seria uma noite de flamenco, semelhante à que marcou a apresentação da nova linha da marca francesa. As cores fortes – os incontornáveis vermelho e preto -, os motivos florais e a (leve) transparência dos tecidos, que imaginamos colados ao corpo, confirmam a inspiração neste género musical, vivido com especial devoção na Andaluzia.

“Para o verão, encontrámos no espírito espanhol uma das nossas grandes forças”, explicou Alexandre Pesty, diretor criativo da Kiabi, no número 5 da Porta do Sol, em Madrid, o “happy place” (lugar feliz) escolhido pela marca de roupa a preços low-cost para revelar os primeiros segredos da nova coleção. As blusas “olé, olé!”, de senhora, como informalmente foram descritas, surgem combinadas com calças de ganga ou, numa versão “look completo”, com calções ou calças do mesmo padrão. A “liberdade de combinação” e mistura é, assim, um dos desafios lançados pelo diretor criativo que lidera, há sete anos, uma equipa de 56 estilistas.

Os vestidos compridos, em tecido fluido, ganham protagonismo, sobretudo em tons rosa e amarelo-açafrão. A aposta nas riscas, já visível na linha de outono-inverno, mantém-se. Os chapéus (também para homem) e as bolsas de palha estão entre as novidades da coleção que em março do próximo ano chegará às lojas – há três em Portugal: no Alegro Sintra, no Mar Shopping em Matosinhos, e no Dolce Vita Tejo na Amadora.

“Mini Me” com novidades

Para crianças que gostam de seguir o modelo dos papás, a Kiabi aderiu à tendência de criação de peças iguais para pais e filhos. No entanto, no próximo verão, a secção “mini me” surge adaptada: as meninas podem ir à praia com fatos de banho do mesmo padrão usado nos calções do pai e os meninos a combinar com as cores selecionadas pela mãe.

“Fugir ao clássico rosa e azul” foi outra prioridade, mesmo nas peças idealizadas para recém-nascidos, onde sobressaem o amarelo, o branco e o verde. E como em qualquer “lugar feliz”, não podiam faltar os heróis clássicos. “Temos um contrato especial com a Disney e desenhos únicos para a Kiabi”, revelou Alexandre Pesty. Os dois ratos mais famosos do mundo – Mickey e a namorada, Minnie – vão continuar, assim, presentes no dia a dia dos mais novos, em t-shirts e blusões.

“Eu e o meu cancro”

Além de artigos para homem, mulher, criança e bebé, a Kiabi – que lança seis coleções anuais – conta com uma linha “Size+”, peças exclusivas de eco design, roupa adaptada, tanto para adultos como para crianças com necessidades especiais, e ainda lingerie pós-operatória para mulheres com cancro da mama. Lançada há dois meses, esta coleção é composta por sutiãs, fatos de banho, tops de desporto, camisolas e pijamas idealizados em colaboração com clientes que lutam contra a doença.

Os sutiãs, por exemplo, têm copas ligeiramente moldadas para um peito definido, com bolsos interiores concebidos para incluir facilmente uma prótese mamária. A linha de roupa interior visa incentivar as mulheres a falarem sobre dois temas – “Eu, o meu cancro e a minha vida social e profissional” e “Eu, o meu cancro e o meu guarda-roupa” -, seja através da partilha de fotografias ou depoimentos nas redes sociais. Para que a moda possa ser verdadeiramente acessível a todos.

Parka

P.V.P.: 40 euros

T-shirt

P.V.P.: 10 euros

Camisola

P.V.P.: 15 euros

Camisola

P.V.P.: 7 euros

Parka

P.V.P.: 19 euros

Vestido

P.V.P.: 25 euros

Camisola

P.V.P.: 4 euros

Camisa

P.V.P.: 15 euros

Saia

P.V.P.: 8 euros

Calças

P.V.P.: 15 euros