130 anos de memórias de Charlie Chaplin

Texto de Filipa Neto

De nacionalidade britânica, Charles Spencer Chaplin, por todos conhecido como Charlie Chaplin, nasceu a 16 de abril de 1889 e deixou uma marca inesquecível na história do cinema.

Filmes como “A Criança” (1921), “A Quimera do Ouro” (1925), “Luzes da Cidade (1931), “Tempos Modernos” (1936) e “O Grande Ditador” (1940) contêm alguns dos seus desempenhos mais conhecidos. Cómico, ingénuo, cavalheiro. Chaplin também escreveu livros, de “A Minha Viagem Pela Europa” a “My Autobiography”.

Autodidata e irreverente são os seus nomes do meio. Aprendeu a tocar diversos instrumentos, alguns com a mão esquerda. Compôs variadas músicas (“Sing a song”, “Smile” e “You are my song”), assim como a banda sonora de todos os filmes que produziu.

Este ano, para comemorar o 130.º aniversário do nascimento do homem da cartola, bengala e bigode, serão realizados vários eventos e atividades por todo o mundo. No museu Chaplin’s World, na Suíça, a empresa representante dos direitos de Chaplin vem exibindo diversos filmes com o acompanhamento de orquestras ao vivo, interpretando partituras do artista.

Em Bratislava estará em cena um bailado de Charlot. Por todo o mundo serão lançados discos, em vinil e CD. No que toca a Portugal, em julho, serão apresentados filmes como “Uma Vida de Cão” e “A Criança”, também com orquestra ao vivo, na Póvoa de Varzim.

Além dos concertos, o Chaplin’s World vai disponibilizar uma tenda de circo no Manoir de Ban, junto à fronteira com França, convidando todas as famílias a assistirem a um espetáculo de acrobacias pela escola de circo L’Alchimie, inspirado pela obra de Chaplin, numa atmosfera vintage e carnavalesca. Além disso, o museu promete revelar novas figuras em cera, e anuncia a realização de um documentário a partir de uma entrevista do jornalista Richard Meryman com Charlie Chaplin, em 1966.

A vida pessoal de Charlie ficou marcada por várias polémicas. Foi comunista num tempo e lugares em que isso podia ser problemático. Morreu no dia de Natal de 1977 e, depois de quatro casamentos, deixou 11 filhos, entre eles a também atriz Geraldine Chaplin. De nome e obras eternizadas, Chaplin nunca desistiu de lutar por um mundo melhor. Obrigado pelos 130 anos de memórias, Charlot.