Vista cansada afeta sete em cada dez portugueses. Como prevenir?

A fadiga ocular é um problema que tem vindo a agravar-se devido à crescente utilização dos telemóveis, computadores e tablets. A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia explica como evitar alguns comportamentos que coloquem em risco a sua visão.

Conhecido como vista cansada, o problema da fadiga ocular tem-se agravado devido à crescente utilização de dispositivos digitais, como smartphones, computadores ou tablets. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), esta é um problema que afeta sete em cada dez portugueses.

Para assinalar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no trabalho, que se assinala a 28 de abril, Fernando Trancoso Vaz, membro SPO e Coordenador do Grupo de Ergoftalmologia – que estuda as doenças oculares provenientes da atividade profissional -, explica o que é realmente a fadiga ocular e como deve preveni-la.

mais de 50 por cento dos jovens entre os 18 e os 34 anos são afetados pela fadiga ocular

“A fadiga visual resulta de um esforço excessivo do globo ocular exigido pelos ecrãs que utilizamos muito perto dos nossos olhos. Este esforço, que ocorre maioritariamente em pessoas que trabalham muitas horas em frente ecrãs digitais (computadores, tablets, telemóveis ou televisores), manifesta-se em pequenos sintomas tais como: secura ocular, dor de cabeça, cansaço, dificuldade em focar ou lacrimejar excessivo”, diz, citado, em comunicado, pela organização.

O médico indica, no entanto, que há várias medidas de prevenção tanto “a nível comportamental como de ambiente”. Percorra a fotogaleria e saiba qual a melhor forma de evitar a fadiga visual.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia indica ainda que também mais de 50 por cento dos jovens entre os 18 e os 34 anos são afetados por este problema, sendo que é nas mulheres que se acentua a fadiga ocular.

Trancoso Vaz aconselha “a realização de consultas de rotina para avaliar a fadiga ocular e analisar se não existe outra patologia associada como erros refrativos, perturbações do equilíbrio oculomotor ou olho seco”.

“São nestas que podem ser recomendadas soluções, que irão diminuir a fadiga ocular e aumentar a qualidade de vida laboral, evitando problemas futuros”, conclui.