Um olhar pela semana

Paulo Novais/Lusa

Segunda-feira

Álvaro Isidoro/Global Imagens

E o melhor golo do Mundial 2018 é…
Último dia para votar no melhor golo do Mundial de 2018. No final do Campeonato do Mundo de Futebol da Rússia, a FIFA levou a votos 18 dos 169 golos marcados. Na lista de nomeados constam os “tiros” de Cristiano Ronaldo, no jogo de abertura frente a Espanha, e o de Ricardo Quaresma contra o Irão. Para votar é preciso aceder ao site da Federação. No total, as 32 seleções participantes marcaram, pelo menos, dois golos durante a prova, o que valeu o terceiro melhor registo de sempre em Mundiais nesta matéria.

Os livros vão à praia e os psicadélicos a Idanha
No Dia do Alfaiate e da Modista, a Biblioteca António Ramos Rosa volta a alargar os seus serviços à Praia de Faro, com a dinamização da leitura de verão até 31 de agosto. Funcionará na Avenida Nascente, junto à Ponte dos Barcos. A data coincide com o segundo dia do Boom Festival: o mais psicadélico evento do país decorre em Idanha-a-Nova até domingo 29.

Terça-feira

Manuel Fernando Araújo/Lusa

Rui Moreira quer retirar o Porto da ANMP
O presidente da Câmara Municipal do Porto deverá apresentar na reunião do executivo camarário uma proposta de saída da cidade da Associação Nacional de Municípios Portugueses por considerar “inaceitável” o acordo fechado com o Governo sobre descentralização. Segundo Rui Moreira, em jogo está “aquilo que parece ter sido um acordo” – do qual diz só ter tido conhecimento “através da comunicação social” – entre a ANMP e o Governo, no âmbito da transferência de competências para as autarquias. Um acordo que “não contempla as preocupações legítimas que tinham sido defendidas por estes municípios e áreas metropolitanas”.

Quarta-feira

Enrique Calvo/REUTERS

Greve na Ryanair e aniversário da bebé-proveta
Os tripulantes de cabine da transportadora aérea Ryanair começam uma greve europeia de dois dias. No mesmo dia em que há 40 anos nascia Louise Bown, a primeira bebé-proveta.

Quinta-feira

Paulo Novais/Lusa

Marcelo na Áustria e utentes da CP na rua em protesto
O Presidente da República está em Salzburgo, na Áustria, numa visita que termina na sexta 27. A deslocação acontece devido a um convite do chefe de Estado austríaco, Alexander Van der Bellen, a Marcelo Rebelo de Sousa. Por cá, chega a vez dos utentes da Linha do Oeste se deslocarem a Lisboa em protesto. A Comissão para a Defesa da Linha do Oeste convocou uma concentração em frente ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, para exigir medidas urgentes de reforço da circulação ferroviária.

Sexta-feira

Rui Minderico/Lusa

Estivadores em paralisação contra assédio e coação moral
O Sindicato Nacional dos Estivadores convocou uma greve de 24 horas, que abrange todos os trabalhadores portuários efetivos e os que possuam vínculo contratual de trabalho portuário de duração limitada. A corporação acusa as empresas dos portos abrangidos pela greve (Lisboa, Setúbal, Sines, Figueira da Foz, Leixões, Caniçal, Ponta Delgada e Praia da Vitória) de práticas anti-sindicais, assinalando como de “extrema gravidade” os casos de Leixões e do Caniçal. No comunicado também é referido que os trabalhadores sofrem diferentes tipos de “assédio moral, desde perseguição a coação, desde suborno a discriminação, desde as ameaças de despedimento à chantagem salarial”, com o objetivo de colocar os trabalhadores uns contra os outros e evitar a sua sindicalização.

Carnaval dá volta ao Brasil para mostrar a fome no país
Movimentos populares, sindicatos e entidades da sociedade civil vão percorrer o interior do Brasil para comprovar que a fome voltou a assombrar o país. O Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU em 2014 mas, de acordo com diversas entidades, a nação voltou a ser atingida por esse flagelo.

Sábado

Sara Matos /Global Imagens

Tolentino é ordenado bispo nos Jerónimos e Sines acolhe o Mundo
Tolentino Mendonça, poeta e padre madeirense, ex-vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa e ex-diretor da Faculdade de Teologia, é ordenado bispo no Mosteiro dos Jerónimos. A ordenação episcopal acontece depois de o Vaticano ter anunciado, a 26 de junho, que o Papa Francisco tinha escolhido Mendonça para arquivista e bibliotecário da Santa Sé, cargo que ocupará a partir de 1 de setembro. Este é também o último dia do Festival de Músicas do Mundo, que acontece em Sines. O evento fecha em grande com sons de todo o planeta e os destaques vão para Sara Tavares (Portugal), Inner Circle (Jamaica), Bulimundo (Cabo Verde), Baianasystem (Brasil) e Opal Ocean (Austrália).

Domingo

EPA/GERO BRELOER

Chega ao fim a 105.ª Volta a França
Termina a edição de 2018 da Volta a França em Bicicleta. Este “tour” é o mais longo dos últimos 30 anos, com quase 3 500 quilómetros ao longo de 21 etapas. Não faltaram planícies, Pirenéus e Alpes, até a corrida desaguar nos Campos Elísios, em Paris. Este ano, a prova começou na localidade de Vendée, perto de Nantes, e decorreu exclusivamente dentro do país.